sábado, 7 de abril de 2012

Um convite do Padre Chávez em preparação ao CG27


CG27: Testemunhas da radicalidade evangélica 

Ao encerramento da sessão plenária intermediaria do Conselho Geral, o Reitor-Mor  anunciou o tema para próximo capitulo geral o CG27: Testemunhas da realidade evangélica.

O CG27 será celebrado em 2014 em Turim e terá como regulador o padre Francesco Cereda.

O IX sucessor de Dom Bosco, anunciou e apresentou através de uma carta aos salesianos os primeiros elementos  de identidade do capítulo CG27, o tema escolhido refere-se ao testemunho da radicalidade evangélica que encontra no lema "trabalho e temperança" (cf. Const. 18) a explicitação do programa de vida de Dom Bosco "da mihi animas cetera tolle". Este tema pretende ajudar-nos a aprofundar a nossa identidade carismática, tornando-nos cientes do nosso chamado a viver na fidelidade o projeto apostólico de Dom Bosco". Estando em continuidade com o CG26 o tema oferece uma boa oportunidade de aprofundamento da vocação salesiana à vigília do bicentenário do nascimento de Dom Bosco.

São quatro as áreas temáticas previstas:
- viver na graça de unidade e na alegria a vocação consagrada salesiana, que é dom de Deus e projeto pessoal de vida;
- fazer uma intensa experiência espiritual, assumindo o modo de ser e agir de Jesus obediente, pobre e casto e sendo investigadores de Deus;
- construir a fraternidade nas nossas comunidades de vida e ação;
dedicar-se generosamente à missão, caminhando com os jovens para dar esperança ao mundo
- O objetivo fundamental do CG27 é “ajudar cada irmão e cada comunidade a viver na fidelidade o projeto apostólico de Dom Bosco”. Os frutos esperados do CG27 são: visibilidade, credibilidade e fecundidade vocacional.

“A visibilidade não é principalmente a preocupação com a imagem, mas é o belo testemunho da nossa vocação. Se testemunharmos com fidelidade e alegria o projeto apostólico de Dom Bosco, isto é, a vocação consagrada salesiana, então a nossa vida será atraente, será fascinante especialmente para os jovens e, depois, teremos uma renovada fecundidade vocacional".

O CG27 terá também outras tarefas:
- eleição do Reitor-Mor e do Conselho Geral para o período 2014-2020;
- revisão de alguns pedidos do CG25 e do CG26;
- repensamento organizativo e estrutural dos dicastérios da missão salesiana: pastoral juvenil, missões, comunicação social;
- configuração das três Regiões da Europa;
- avaliação da entrega da Família Salesiana ao Vigário do Reitor-Mor (cf. CG25, 133 e CG26, 116);
- revisão das estruturas de animação e governo da Congregação.

Padre Chávez conclui a carta convidando os salesiano e as comunidades “a promoverem, desde agora, as atitudes e o ambiente que traduzam concretamente "o trabalho e a temperança". Convido-vos também a acompanhar este acontecimento com a oração a Dom Bosco, que já vos indiquei no início do triênio de preparação ao Bicentenário”.

Fonte: ANS.ORG

ASMM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário