segunda-feira, 23 de abril de 2012

Comemorando 150 anos da primeira tipografia salesiana



Iniciada de forma familiar, a tipografia de Valdocco alcançou rapidamente excelência na área da imprensa e da encadernação, tornando-se escola profissional, forjando gerações de hábeis e apreciados artesãos e mestres do livro. A começar de hoje, em Valdocco se realizam três dias de conferências, laboratórios e minieventos.
Seu fundador, Dom Bosco, hoje estaria admiravelmente orgulhoso que após 150 anos de tanta tinta que passou pelas prensas há 150, e substituidas pela evolução do tempo pelos computadores e impressoras a laser, duas coisa não mudaram o porfissionalismo e o clima familiar, que a permeia. 

Com apenas duas maquinas e uma prensa em 1862 iniciou sua produção. A ‘Tipografia do Oratório’, que era chamada como a primeira Escola Gráfica Salesiana, alcançou excelencia nas suas edições e sua fama se impôs rapidamente quer na Itália, quer na Europa. 

Conhecido como grande comunicador Dom Bosco dizia, “Nessas coisas Dom Bosco quer estar na vanguarda do progresso”, e confirmando isso tanto ele como seus sucessores mantiveram e adaptaram a grafica e na altura dos tempos, incerindo às novas tecnologias. 

A Comunidade Salesiana, de Valdocco, Turim, a 150 anos desde de o começo mantém a Empresa gráfica; e o Centro de formação profissional gráfico e recorda o evento para saber olhar e construir o futuro com a mesma coragem e a ousadia de Dom Bosco. Para esta comemoração foram programados três dias de encontros, além de uma visitação a exposição fotográfica sobre os 150 anos de atividades da Tipografia; a reconstrução da Tipografia com as tecnologias do passado; e os laboratórios com as tecnologias novas, durante a semana da comemoração.

O livro parece ser a vítima indubitável de uma comunicação cada vez mais veloz, eletrônica, digital. Entretanto “o livro não é apenas um objeto de rápido consumo, mas uma expressão de arte, de mestria, de capacidade profissional e de competência – lê-se na brochura comemorativa –. É uma linda encadernação, um papel escolhido a dedo. São caracteres que recamam e acompanham o texto. E se ler é um prazer, nós ainda sabemos como presenteá-lo”.

Fonte:www.infoans.org
ASMM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário