terça-feira, 17 de abril de 2012

ABS - Associação Bíblica Salesiana reúne-se pela primeira vez


Reunindo pela primeira vez em Roma, o novo Conselho de Presidência, da Associação Bíblica Salesiana (ABS), analisando  a vida da Associação e programando a sua atividade durante o qüinqüênio 2012-2016.

 O ponto de partida foram dois documentos: a relação que o P. Francesco Mosetto, precedente Presidente da ABS, apresentou no decurso da Assembléia geral, feita em Jerusalém, no dia 26 de agosto de 2011, e a indicação que o Reitor-Mor confiou ao neopresidente, P. Juan José Bartolomé, em sua carta de nomeação.

Nos dois dias foram apontadas algumas iniciativas. A primeira refere-se a um recenseamento dos biblistas na Congregação Salesiana, sobretudo, a verificação da sua disponibilidade para serem membros ativos da ABS, com os quais entretecer uma comunicação mais frequente e intensa.

Outra iniciativa se refere à criação de um espaço virtual – mui provavelmente um site – o qual torne possível o mútuo conhecimento e a troca de notícias entre os membros e a apresentação de novos subsídios.

E uma A terceira, que se insere na caminhada que a Congregação Salesiana está fazendo nestes anos em vista da celebração do bicentenário de nascimento de Dom Bosco e do CG27. “A Congregação vive uma etapa muito promissora de sua história – disse o Presidente, P. Bartolomé –. Como biblistas salesianos quereríamos estar presentes e acompanhar esta caminhada”. A ABS se está empenhando, de fato, por sustentar o itinerário de preparação ao CG27 propondo esquemas de reflexão imbuídas da Palavra de Deus. Duas iniciativas são uns como sonhos: uma peregrinação juvenil à Terra Santa e o relançamento do projeto do curso de formação bíblica para Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora.

O Conselho de Presidência ABS também fez algumas opções organizativas: o encargo de secretário ABS foi confiado ao P. Corrado Pastore e a animação dos biblistas da África, ao P. Shaji John Puykunnel, Conselheiro para a Ásia.

ASMM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário