domingo, 1 de abril de 2012

JMJ EVENTO QUE SE RENOVA

       Jovens: Alegrai-vos 

sempre no Senhor

A Jornada Mundial da Juventude é um evento que se renova todos os anos: em nível internacional, cada dois ou três anos; e, em nível diocesano, nos anos intermédios, por ocasião do Domingo de Ramos. Bento XVI mandou aos jovens que se reúnem nas Dioceses do mundo sua Mensagem para a XXVII JMJ que, inevitavelmente, recorda a celebrada em Madri no mês de agosto do ano passado e convida a olhar para a próxima no Rio de Janeiro. O P. Fabio Attard, Conselheiro para a Pastoral Juvenil, conduz-nos na leitura da mensagem.


A mensagem do Papa para a JMJ 2012 parte do convite à alegria que achamos Carta de S. Paulo Apóstolo aos Filipenses: Alegrai-vos sempre no Senhor!” (4,4). O Papa procede a seguir a uma reflexão simples, que inicia no coração dos jovens – coração feito para a felicidade –; mostra em Cristo a sua fonte; e convida a ver a vida como uma arena em que se sente o prazer de viver.

1. O primeiro desafio é saber responder à pergunta: “Onde está a fonte da alegria?”
A proposta do Papa inicia pela Pessoa de Jesus Cristo, porque é nEle que se manifesta de modo pleno aquela verdadeira alegria que o mesmo Deus sente por todo vivente. O encontro com Jesus é sempre origem de grande alegria interior. Deparamo-nos com essa experiência tanto no ministério de Jesus quanto no momento verdadeiramente crucial da sua Paixão, quando nos últimos momentos da sua vida terrena, à mesa com os seus amigos, lhes diz: “Como o Pai me amou a mim, eu também vos amei a vós. Permanecei no meu amor... Disse-vos estas coisas para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena” (Jo 15,9.11). A mesma experiência de alegria se conta nos Evangelhos no dia da Ressurreição: “Alegrai-vos!” (Mt 28,8-9). É a alegria do Cristo Vivente, Vencedor do mal, do decado e da morte.

2. Se em Cristo está a fonte, a nossa vida é o espaço da felicidade. O Papa responde à segunda pergunta: “Como conservar no coração a alegria cristã?”
O Papa convida sem rodeios os jovens a fazerem uma escolha válida: “Caros Jovens, não tenhais medo de arriscar a vossa vida, abrindo espaços para Jesus Cristo e o seu Evangelho.”
É uma opção que deve ser acompanhada por uma vida de Fé: “A alegria é fruto da Fé; é reconhecer cada dia a Sua presença, a Sua amizade.” Eis então aqui uma caminhada que se alicerça numa experiência de fé iluminada pela Palavra, alimentada pela Liturgia, pela Celebração Eucarística, pelo Sacramento da penitência e, enfim, por um compromisso de fazer crescer, na própria existência e na vida da comunidade, a Comunhão Fraterna. São três propostas que sustentam a verdadeira felicidade.

3. O Papa em seguida menciona o próximo “Ano da Fé”, que será de auxílio e estímulo. Apresenta ao mesmo tempo figuras de jovens – Pier Giorgio Frassati e Clara Badano – que souberam viver a alegria com plenitude. O primeiro escreve: “Você me pergunta se eu sou feliz. E como não poderia ser? Enquanto a Fé me der forças, serei feliz! O católico, todo católico, só pode ser feliz... A finalidade por que fomos criados nos aponta um caminho que, embora possa estar semeado também por muitos espinhos, não é triste: é um caminho alegre. Mesmo quando semeado de dores” (Carta à sua irmã Luciana – Turim, 14 de fevereiro de 1925). Clara por sua vez declara: “Foi mesmo um momento de Deus: sofria muito fisicamente, mas a alma cantava” (Carta a Clara Lubich, Sassello, 20 de dezembro de 1989).

4. O Papa, enfim, exorta os jovens a serem missionários da alegria. Quem segue Cristo não pode ser feliz se os outros não o forem também: a felicidade deve ser partilhada. Mas seja felicidade que brota de uma convicção de fé de que nunca estamos sós, de que Deus nos leva em Suas mãos!
Lindas as duas citações que o Papa oferece aos jovens. Vale a pena citar. A primeira da Bv. Madre Teresa de Calcutá: “A alegria é uma rede de amor com que se apanham as almas. Deus ama a quem dá com alegria. E quem doa com alegria, doa mais”. A segunda é do SdeD Paulo VI: “No mesmo Deus tudo é alegria porque tudo é dom”.




           ANS - ROMA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário