segunda-feira, 23 de abril de 2012

Salesianos preparativos para JMJ 2013



Representantes das comunidades da inspetoria Salesiana de São Paulo estiveram reunidos no ultimo dia 19/04 para iniciar o planejamento das presenças salesianas na JMJ 2013.

Entre os 35 participantes da reunião estavam o inspetor salesiano, P. Edson Donizetti Castilho; o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, P. Antonio Ramos do Prado (P. Toninho); o delegado inspetorial da Pastoral Juvenil, P. Alexandre Luís de Oliveira; e a delegada inspetorial da Articulação da Juventude Salesiana, Ir. Teresa Cristina Pisani Domiciano, FMA.
Pe. Edson
Após assistirem ao clip da música “Novo Amanhã”, um dos diversos hinos compostos para a JMJ. O padre Edson inspetor de São Paulo manifestou, os salesianos precisam se envolver em um “arranque vigoroso para a Jornada Mundial da Juventude 2013, que na verdade já está acontecendo e é um movimento muito rico”. E ainda ressaltou que “a JMJ é um evento com carisma salesiano porque assim como no carisma de Dom Bosco, une os jovens em um processo rico de evangelização”. Ele citou alguns dos exemplos da presença salesiana neste momento forte da Igreja, como D. Eduardo Pinheiro, atualmente responsável pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e bispos e padres salesianos referenciais em diversos regionais da CNBB, caso de D. Antonio Carlos Altieri e P. André Torres, bispo e padre referenciais para a juventude no Regional Sul 1, Estado de São Paulo.

“Não somos somente convocados pelo Papa, mas, sobretudo, por Jesus Cristo” afirmou o padre Inspetor. Nessa perspectiva, os salesianos devem andar com os jovens, lado a lado, ajudando-os a encontrar o sentido da vida, que é Jesus. e que os passos para o processo de evangelização na JMJ são a preparação até a Jornada, a vivência de seu tempo específico e o mais importante, sentir-se comprometido pós-Jornada.
   
Pe. Toninho
Em relação ao comprometimento, ele evoca a Estréia do Reitor-Mor dos Salesianos, P. Pascual Cháves Villanueva, afirmando que esta é bem clara quanto à renovação do compromisso salesiano junto ao jovem, pedindo uma renovação da resposta vocacional. “Empenhar a nossa vida pelos jovens. Isto obriga a toda a Família Salesiana rever toda a sua vida e a sua trajetória, rever horários, rever opções. Empenhar-se por eles e com eles (os jovens)”, diz. “Como dizia Dom Bosco, os jovens são os nossos patrões, nossas preocupações, a vida dos jovens é nosso carisma. “São os jovens que presidem as nossas opções, não podemos abdicar disto e nem trair Dom Bosco”, reafirmou o P. Edson.

Padre Toninho fez uma apresentação geral da Jornada Mundial da Juventude no Brasil e seu histórico até o momento, e relembrou que o pedido para a realização da JMJ no Brasil foi entregue por D. Eduardo Pinheiro ao Papa Bento XVI no Estádio do Pacaembu, durante sua visita, em 2007, na presença de mais de 30 mil jovens. O pedido foi levado pelo Papa a Roma e aprovado, porém, para a realização da Jornada em 2013, um ano antes do calendário tradicional, que prevê a JMJ de três em três anos, devido à realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

Coma aescolha do Rio de Janeiro por ter um atrativo turístico maior, em 2011 iniciou-se  a preparação oficial da JMJ 2013 com a chegada da Cruz da Jornada e do Ícone de Nossa Senhora, em São Paulo, onde mais de cem mil pessoas participaram deste evento, desde então a adesão a JMJ é inexplicável, Pe. Toninho, partilhou por exemplo que em Caxias um município do Maranhão, o Prefeito declarou feriado municipal e que mais de vinte mil jovens estiveram presente acolhendo os símbolos, além de que neste mesmo município, os símbolos da Jornada, estiveram presentes também nos presídios masculino e feminino, onde presos e presas, puderam manifestar sua fé.

Neste momento de sua apresentação Padre Toninho demonstrou a preocupação com população carcerária brasileira, cujo uma pesquisa realizada pelo Departamento Penitenciário Nacional, feita em junho de 2011, que 56% dos presos no país são jovens e que 92% destes são homens, e também que as maiores vitimas de violência são os jovens segundo os dados mais atualizados do DATASUS(ministério da saúde/2009).

Ao seguir sua apresentação, padre Toninho abordou a programação da JMJ no Brasil e como ocorrerão as dinâmicas das atividades para os salesianos, onde estão esperando mais de dois milhões de peregrinos vindos de todas partes do mundo, e contando com mais de 60 mil voluntários em diversas frentes de trabalho.

Explicou também que a equipe da organização fica instalada em um prédio no Rio de Janeiro e esta dividida em diversas comissões e departamentos, e que são realizadas reuniões mansamente, para alinhamento dos processos.

Falou da Semana Missionária que acontecerá pré-jornada de 16 a 20 de julho, e que neste período diversas Dioceses do país, estarão acolhendo jovens de outros estados e do exterior, realizando atividades sociais, espirituais e culturais.
 
As atividades oficiais da JMJ no Rio de Janeiro acontecerão entre os dias 23 e 28 de julho, e os jovens salesianos participarão das atividades nas sub-sedes em que ficarem hospedados, unindo-se aos demais jovens da JMJ na chegada do Papa à Copacabana e na Via Sacra.

As inscrições dos jovens salesianos estarão disponíveis a partir de julho no site oficial do evento, e para hospedagem poderão se cadastrar no site do Movimento Juvenil Salesiano. Cada casa salesiana receberá uma carta detalhada sobre as inscrições, estima-se que cerca de 10 mil jovens salesianos  participarão da JMJ 2013.

ASMM


Nenhum comentário:

Postar um comentário