quarta-feira, 18 de abril de 2012

Salesianos empenhados em formar jovens esportistas profissionais


Com o empenho dos salesianos do Instituto Internacional Eduardo Agnelli, a partir do próximo ano escolar os rapazes do setor juvenil da “Juventus FC” – conhecido time de futebol da Primeira Divisão italiana – poderão unir à prática esportiva profissional uma formação escolar de excelência.

Com o ano escolar 2012-2013 será lançado, de fato, o “Projeto Escola Juventus”, promovido pela sociedade esportiva turinesa, em colaboração com a ‘Fondazione Giovanni Agnelli’ e os salesianos do Instituto Agnelli, aos quais foi pedida a tarefa de organizar e desenvolver a oferta didática aos alunos.

O projeto, que emula quanto outras sociedades de futebol já praticam em vários países da Europa, programa a oferta dos três anos de formação colegial na orientação escolar de “Liceo scientifico delle scienze applicate”.

Segundo o Dr. Giuseppe Marotta, Administrador delegado da Juventus FC:  “Quisemos introduzir por primeiros na Itália um novo modo de conciliar esporte e escola, um projeto educativo dedicado aos nossos jovens, relativamente aos quais sentimos ter responsabilidade não só pelo plano esportivo mas também humano e pessoal".

Já o padre. Zanini explicou que “se superarmos uma escola concentrada nas cátedras e nos horários dos professores, se repensarmos o percurso de aprendizagem a partir dos níveis de capacidade dos alunos, talvez possamos descobrir que os atletas chegam a sentir-se protagonistas não só de uma partida de futebol”.

“Quanto à iniciativa, o Presidente da Associação Italiana de Futebolistas, Damiano Tommasi, afirmou: “Ancorar-se numa escola numa idade delicada, a das primeiras escolhas e das primeiras possíveis reprovações esportivas, é fundamental para um jovem futebolista: assim se limita o abandono escolar e, para quem chega ao fim do percurso de atleta, aumentam as qualidade pessoais”.

Fonte: www.infoans.org

ASMM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário