segunda-feira, 2 de abril de 2012

Novidade na JMJ RIO 2013


Semana Missionária uma grata novidade da JMJ Rio 2013
A semana anterior à JMJ Rio2013 chegaremos a um momento especial: a Semana Missionária. Anteriormente esse período era chamado de “Dias nas Dioceses” ou de “Pré-Jornada”, mas  que durante a visita do Cardeal Rylko - presidente do Pontifício Conselho para os Leigos - ao Rio de Janeiro em fevereiro de 2012, concordou que esta semana tenha um forte caráter missionário, seguindo a linha do Documento de Aparecida. Deseja-se assim, deixar como legado para as demais jornadas, este momento que move o jovem a um discipulado missionário.

A proposta na semana missionária é de levar os jovens peregrinos estrangeiros para uma vivência mais profunda em sua realidade local, em união com toda a Igreja do Brasil.

 A Semana Missionária deverá acontecer entre os dias 17 e 20 de julho de 2013, em todas as dioceses do Brasil  que seguirão uma programação comum sob três vertentes: espiritualidade, solidariedade missionária e cultura. E isto vale também para as dioceses que não terão a presença de jovens estrangeiros.

“Há todo um esforço para preparar bem esta Semana Missionária com os próprios fiéis da diocese: envolvimento na formação de grupos de voluntários, acolhida dos peregrinos, entre outros aspectos que são demandados para estes dias”, conta o diretor do Setor de Pré-Jornada, padre Jefferson Gonçalves.

Peregrinação da cruz e do ícone mariano

Durante o Encontro Internacional sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, que aconteceu em Rocca di Papa, Itália, foi apresentado o Bote Fé, evento que tem levado a cruz e o ícone mariano, símbolos das JMJs por todo o Brasil.

“Por onde os sinais passam, vemos um rastro de testemunhos emocionados e de experiências positivas. O próprio  Pontifício Conselho para os Leigos, onde fica o Comitê Central no Vaticano, está surpreso da maneira como isso tem gerado repercussão em cada estado do país”, salientou padre Jefferson.

 Ele afirmou:“nunca na história das jornadas a Cruz e do Ícone de Nossa Senhora foram conduzidos por tantos jovens num país, chegando hoje a mais de um milhão deles”, isso porque os símbolos ainda não percorreram a metade do caminho a ser cumprido.

Fonte: JMJ RIO 2013

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário