terça-feira, 24 de abril de 2012

Os Ex-Alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco



Uma associação que celebrou seu primeiro centenário de instituição. É incalculável o número dos que, após ter frequentado um ambiente educativo salesiano, merecem o título de “ex-alunos e ex-alunas de Dom Bosco”. Muitos os personagens ilustres, mas muito mais numerosos, entretanto os que na simplicidade e cotidianidade da vida encarnam o lema de Dom Bosco: “bom cristão e honesto cidadão”.

O artigo 1º do Estatuto Confederal da Associação reza: “São ex-alunos os que, por ter frequentado um oratório, uma escola ou qualquer outra obra salesiana, nela receberam uma preparação para a vida segundo os princípios do Sistema Preventivo de Dom Bosco”.

A memória histórica da associação remonta a 24 de junho de 1870, festa do santo patrono de Dom Bosco, ao qual um grupo de “antigos alunos”, com filial reconhecimento, levaram como presente algumas xicrinhas para café. Dom Bosco desejou que essa tradição continuasse, dedicando à festa um dia inteiro, e retribuindo-lhes os presentes com um convite para refeição: o primeiro “ágape fraterno” se deu no dia 19 de julho de 1874. Iniciou assim o costume do encontro anual dos ex-alunos que, ainda hoje, se realiza nas casas salesianas.

Em 1884 esse grupo de “antigos alunos” – mais de 300 – dotou-se da sua primeira estrutura organizativa: empenhava-se por conservar a educação recebida, continuar com a obra em favor dos jovens necessitados, cultivar a amizade e solidariedade entre os sócios. O primeiro estatuto foi redigido em Turim no dia 8 de dezembro de 1911, por ocasião do I Congresso Internacional, sob o impulso do Bv. P. Filipe Rinaldi.

No dia 23 de maio de 1920, para a inauguração do monumento a Dom Bosco, desejado pelos Ex-alunos, na praça defronte à Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, foi definida a estrutura organizativa ainda em vigor atualmente: União local, Federação inspetorial, Federação internacional (chamada ‘Confederação Mundial’ desde 1954). Nesse encontro decidiu-se acolher na associação também ex-alunos de religiões não-cristãs, eliminando distinções e separações, considerando antes uma glória do movimento e da Associação, o laço fraterno e o sentido da unidade.

A guinada conciliar levou a prever novas e mais concretas formas de colaboração com os salesianos. A confederação faz parte do O.M.A.A.E.E.C, organismo que acolhe os ex-alunos e as ex-alunas das diferentes congregações, reconhecido pela Igreja nas Organizações Internacionais Católicas (O.I.C.).

A Confederação Mundial reúne ex-alunos e ex-alunas de todos os continentes sem distinções étnicas e de religião; promove a formação permanente dos seus membros e favorece a educação dos jovens, especialmente dos mais pobres, segundo o Método educativo de Dom Bosco. Os ex-alunos são chamados a promover, defender e pôr em prática os valores recebidos durante a sua formação salesiana.

Nos últimos anos a Associação esteve zelando pela formação dos futuros líderes mediante específicos cursos iniciados nos diversos continentes; por outro lado, pela partilha de novos projetos e pelo intercâmbio de iniciativas territoriais entre os associados, foram instituídos Congressos Internacionais (EuroBosco, Ásio-Australiano, Congrelat, AfroBosco), que se realizam cada quatro anos, e a Assembléia Mundial cada seis anos.

Fonte:www.infoans.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário