sexta-feira, 6 de abril de 2012

Sexta - Feira da Paixão Uma Palavra Silenciosa e Eloqüente do Amor



O drama vivido por Cristo na sexta-feira da paixão é imenso, este homem humano-divino já batido, desfigurado, humilhado, atentado, sofrido, carrega sua cruz na via dolorosa e deve ter pensado com Ele, por quê?

Será que nós somos capazes de fazer o mesmo caminho, juntos com Ele? A igreja no dia de hoje nos convida a ir com Jesus por este caminho tortuoso até a crucifixão.

Nele poderemos rever nossa vida, nosso eu, nossas culpas e também, porque este Homem foi crucificado, pelos nossos pecados, mas mais do que isso Cristo sofreu tudo isso para nós, onde a sua cruz torna-se uma palavra silenciosa e eloqüente do amor que fala por si.

Nesta impotência deparamos com Servo de Deus humilhado, e mais ainda nos encontramos com nós nesse coração onde cada glóbulo que pulsa nestas veias levam não só sangue precioso de Jesus, mas cada um de nós com nossas histórias, nossa caminhada humana, com nossas vidas.

Por isso nesta sexta- feira da Paixão, tomemos com Ele a cruz, sejamos como Simão de Cirene que ajuda Cristo na caminhada dolorosa, mas sobre tudo foi o homem que encontrou-se consigo e conformou sua vida com a vida de Jesus.



A Celebração na sexta-feira da Paixão

Não se celebra a missa em todo o mundo. O altar é iluminado sem mantel, sem cruz, sem velas nem adornos. Recordamos a morte de Jesus. Os ministros ordenados prostram no chão frente ao altar no começo da cerimônia. São a imagem da humanidade rebaixada e oprimida, e ao mesmo tempo penitente que implora perdão por seus pecados.

Vão vestidos de vermelho, a cor dos mártires: de Jesus, o primeiro testemunho do amor do Pai e de todos aqueles que, como ele, deram e continuam dando sua vida para proclamar a libertação que Deus nos oferece.

Uma mulher de fibra junto ao pé da cruz 

 
Também neste dia não podemos esquecer da Mãe que ao pé da cruz sentia uma espada transpassada em seu coração que no silêncio do amor sofria.

Mãe das Dores olha e intercede por cada mãe que sofre com as dores de seus filhos.


ASMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário