terça-feira, 20 de março de 2012

Salesiano eleito “Homem do Ano” na República Dominicana


Um salesiano o “Homem do Ano” 
O “Diario Libre”, um dos maiores jornais nacionais da República Dominicana, indicou através de um júri qualificado como o “Homem do Ano 2011” ao P. Juan Linares, fundador do projeto “Muchachos y Muchachas con Don Bosco”.O premio foi entregue no ultimo dia 15 de março no decorrer de uma noite de gala. 

Padre Linares, nascido em Salamanca, Espanha, chegou à República Dominicana em meados dos anos ‘70s. Uma vez ali, começou a trabalhar no Instituto Dom Bosco, onde conheceu a realidade de centenas de crianças, abandonadas a si mesmas e com futuro incerto. Dez anos depois, com um grupo de jovens salesianos, decidiu criar um projeto educativo e pastoral que lhes permitisse contribuir diretamente no desenvolvimento social de Santo Domingo. 

Nasceu assim em 1986 o programa “Canillitas con Don Bosco” – agora conhecido como “Muchachos y Muchachas con Don Bosco” – que dá formação escolar, artística e recreativa a centenas de crianças e jovens de Santo Domingo, e de outras áreas dentro do país, com o objetivo de ajudá-los a tornar-se homens e mulheres de bem. 

Por dois mandatos consecutivos P. Linares foi Inspetor dos Salesianos da Inspetoria das Antilhas. Seu empenho educativo pelas crianças necessitadas de Santo Domingo foi digno de louvor e exatamente e por isso a sociedade civil quis reconhecer o seu taleto. 

Este prêmio é atribuído todos os anos a homens ou mulheres que se distingue no social, no econômico ou no político do país, sobretudo quando se põe a serviço do próximo. “A eleição do P. Linares como «Homem do Ano» de toda a Nação é uma honra para toda a Inspetoria e toda a Congregação Salesiana” – sublinhou o atual Superior para as Antilhas, P. Víctor Pichardo. 

ASMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário