quarta-feira, 21 de março de 2012

NOS EUA Aconteceu a 56ª Comissão sobre o status das mulheres

56ª Comissão sobre o status das mulheres 


A 56ª Comissão sobre o status das mulheres aconteceu no Palácio de Vidro da ONU, em New York, encerrada oficialmente no dia 15 de março. A Família Salesiana participou e deixou sua contribuição através de falas no decorrer dos trabalhos e organizando dois eventos paralelos à Comissão.

Com o tema do “Fortalecimento das mulheres rurais e o seu papel na erradicação da pobreza e da fome: desenvolvimento e desafios”. Objeto de atenção foram também os progressos feitos na atuação das conclusões concordadas pela 52ª Comissão sobre os financiamentos em favor da paridade de gênero e o fortalecimento das mulheres.
 
Um evento paralelo à Comissão, copatrocinado pelos Salesianos, preparados pelas as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e algumas representantes do Voluntariado Internacional para a Educação, a Mulher e o Desenvolvimento (VIDES), focaram a atenção sobre o empenho das Religiosas e das Voluntárias salesianas na defesa e promoção dos direitos das mulheres em Honduras e no Sudão do Sul. A Ir. Roxana Juárez FMA e a Sra. Glória Maricela Aguilar falaram acerca da realidade em Honduras, enquanto que a Ir. Roberta Tomasi, Inspetora das FMA no Sudão do Sul, e as voluntárias do VIDES, dos Estados Unidos, Natalie Fontenot e Mireya Carrillo, expuseram sobre o trabalho desenvolvido nesse recém-criado Estado Africano.
 
Deste evento tomaram parte também a Ir. Maria Luisa Miranda, Conselheira Geral das FMA, para a FS; a Ir. Leonor Salazar, Diretora Geral do VIDES Internacional; e a Ir. Glorina Rita James, Consultora da dimensão Maria e Mulher. O P. Thomas Brennan SDB, representante dos Salesianos junto às Nações Unidas, desempenhou o papel de moderador da Mesa Redonda.
 
Organizado pela Procuradoria Missionária Salesiana, um segundo evento paralelo um fórum com tema “O HIV entre as mulheres rurais: considerações especiais acerca da prevenção, tratamento, cura e sustentação”, apresentadas por profissionais especialistas em saúde física e mental, pesquisadores e acadêmicos, mostrou uma série de análises e pesquisas geograficamente muito amplas, desde a Jamaica até à Armênia, além de uma análise específica sobre a difusão entre as jovens mulheres rurais e a uma comparação sobre os desafios paralelos que se referem às mulheres rurais e às mulheres de cor de cidades que vivem em áreas geograficamente isoladas. Neste evento o P. Brennan também desempenhou o papel de moderador.
 
Ao final dos trabalhos concluiu-se que contribuições dadas pelas mulheres nas sociedades de todo o mundo são muito significativas; e que com freqüência constituem a chave de abóbada do progresso social: e quando as mulheres são incluídas nos processos decisórios e têm acesso à instrução, obtêm-se oportunidades de crescimento em todas as dimensões da vida de uma comunidade.

Fonte: www.infoans.org 

ASMM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário