terça-feira, 27 de março de 2012

Na Italia um convite a vida Salesiana


Convidar à vida salesiana contando Dom Bosco

Em Turim, Valdocco, uma interessante iniciativa vocacional, envolvendo quase 1000 jovens de curso colegial, de centros de formação profissional, oratórios, paróquias da Circunscrição especial do Piemonte-Vale d’Aosta (ICP). 

Empenhado em tornar Dom Bosco conhecido, a atividade viu o suceder-se de verdadeiros espetáculos: a partilha de histórias vocacionais e uma liturgia penitencial.
 
Os jovens pós-noviços de Nave, orientados por seu diretor, P. Roberto Dal Molin, e pelo seu vigário, P. Enrico Ponte, reprisaram por três vezes no teatro de Valdocco o musical por eles preparado, “Scripta Ardent”, musical que conta a história de um grupo de jovens que, guiados por uma carta escrita há muitos anos, vão em busca do “camponês dos milagres”, que sabia encontrar no meio de gente ruim um pedaço de terra boa, em que semear “fagulhas de alegria"
 
Nas manhãs – para o colegial e os Centros de formação Profissional – e de noite – para os oratórios e as paróquias – alguns jovens que frequentam os ambientes salesianos da inspetoria, escolhidos com cuidado por seus responsáveis, foram acolhidos pelos jovens salesianos de Nave e pelo Inspetor ICP, P. Stefano Martoglio. Depois de assistir ao espetáculo, subdivididos em grupos por idade, os jovens se reuniram com os pós-noviços e ouviam a sua história vocacional, entretecendo com eles diálogos densos e sinceros, que lhes permitiram a passagem da trama do musical às várias histórias vocacionais.


Os encontros com  duas distintas categorias se encerraram com uma Celebração penitencial na Basílica de Maria Auxiliadora, animada pelos pré-noviços ICP, pelos noviços de Pinerolo e pelos jovens salesianos do Estudantado teológico da Crocetta, acompanhados por seus respectivos formadores.
 
“Posso afirmar, como encarregado vocacional, que foi um evento de família muito participado, que mostrou o semblante jovem da congregação; um evento que se insere nos tantos percursos que a Inspetoria ICP está desenvolvendo para criar uma cultura vocacional cada vez mais explícita a serviço dos nossos jovens” – foi a conclusão do P. Lucas Barone, encarregado da animação vocacional da ICP.

Fonte:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário