terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Salesianos e a ONU

Nas últimas semanas a representação salesiana junto à Organização das Nações Unidos (ONU) esteve promovendo vários eventos para estudar alguns temas sociais muito caros aos Filhos de Dom Bosco: a defesa dos mais fracos contra os traficantes de seres humanos; o desenvolvimento social; a luta contra a infecção por HIV. 

Comissão sobre o Desenvolvimento Social das Nações Unidas. Os representantes dos estados membros discutiram, debateram, negociaram entre si para achar remédios contra a pobreza, o desemprego e desocupação juvenil, as desigualdades sociais. Os salesianos colaboraram de vários modos nas atividades. E especialmente ofereceram a própria competência nos temas de desenvolvimento social, durante a fase de elaboração da Declaração da Sociedade Civil. 


Também os Salesianos de Dom Bosco e os Padres Escalabrinianos (C.S.) apresentaram conjuntamente um fórum – em correlação com o encontro da Comissão sobre o Desenvolvimento Social das Nações Unidas – relativo ao tráfico de seres humanos. Participaram do encontro várias personalidades da sociedade civil, ativistas, alguns representantes de governos. 


E o P. Thomas Brennan SDB, representante da Congregação junto às Nações Unidas, organizou e moderou um fórum intitulado “A pobreza: uma causa e também uma consequência da infecção por HIV”. O evento, correlacionado com a reunião da Comissão sobre o Desenvolvimento Social das Nações Unidas, levantou questões assaz significativas e examinou o impacto das infecções por HIV sobre os indivíduos, as famílias e a sociedade. 


Pelos Salesianos, esteva na Comissão sobre o Desenvolvimento Social da ONU o P. Thomas Brennan, representante da Congregação também no ECOSOC – Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. O P. Brennan colaborou, além disso, na redação da Declaração da Sociedade Civil; foi relator para um debate sobre os riscos de difusão do HIV em conexão com a imigração; e promoveu e moderou dois eventos colaterais ao encontro da Comissão: um fórum sobre a luta contra o tráfico de seres humanos e um fórum sobre a influência da pobreza na difusão dos contágios por HIV. 









 Fonte: http://www.infoans.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário