quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quaresma : Tempo de parar, refletir e converter


A quaresma é um tempo que devemos parar, refletir e converter.

Tempo de parar: Não significa parar literalmente nossas atividades, nossas vidas, mas tirar um tempo, sair e ir ao deserto de nossas vida, do nosso eu.

Tempo de reflexão: Ao parar e caminhar pelo deserto da vida, provavelmente nos deparemos com grandes obstáculos que podem ser nossas angustias, fraquezas, tristezas, pecados, aquilo que nos tira a vida, nos deprime, nos tira de Deus.

Tempo de conversão: Ao deparar com tantos obstáculos, somente  uma solução que é transpô-los, mas como? Bem para superar as dificuldades deste deserto devemos fazer a coisa mais sensata e correta, que é corrigir os erros, alterar o caminho, enfim conver, e mudar o rumo para Deus.

Neste tempo quaresmal lembramos os 40 anos do povo de Deus no deserto, e o tempo de 40 dias que Jesus passou no deserto preparando-se para Sua missão. Para essa caminhada pode-se escutar mais a palavra de Deus, dedicar-se mais a oração, procurar ter mais o domínio de nós mesmos, para convertermos a Cristo.

Não podemos esquecer que a quaresma é um tempo especial, para aproximarmos de mais Deus.

As principais celebrações: Quarta-feira de Cinzas, celebrações penitenciais, celebrações catecumenais, Domingo de Ramos e Missa do Crisma, quando se celebra o nascimento do Sacerdócio Ordenado. Também destaca-se neste tempo a "Campanha da Fraternidade", que nos convida despertar a solidariedade de cada um de nós e da sociedade em relação a um problema concreto. A "Campanha da Fraternidade" nos leva é um apelo de conversão pessoal e comunitária

Quanto aos símbolos da Quaresma: a cor roxa, as cinzas e a cruz lembram o caráter de penitência e conversão. O jejum nos convida a dar mais atenção à Palavra de Deus. 

Fonte de pesquisa: Rede Salesiana Brasil
                            Tempo da Quaresma: reflexão, conversão e pena
                            Padre Hamilton Nascimento CCN

ASMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário