quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

“Falo-lhes com a linguagem do coração”




Como sempre ocorre no ultimo dia 31 de janeiro, Solenidade da Festa de São João Bosco, o IX sucessor de Dom Bosco, o Reitor-Mor P. Chávez, passou o dia no berço do mundo salesiano, onde participou de diversas atividades, entre elas celebrou a Eucaristia onde divulgou a sua Mensagem aos jovens do Movimento Juvenil Salesiano (ou AJS, no Brasil).

Durante a Eucaristia, celebrada de tarde, na Basílica de Maria Auxiliadora – transmitida ao vivo via ‘satelitar' por Telepace e ‘streaming web’ – o Reitor-Mor se dirigiu aos jovens do MJS com a tradicional Mensagem por ocasião da festa de Dom Bosco, mensagem que mandada ao ar lhes foi dirigida em nome do mesmo Santo: “Escrevo-lhes, como pai e amigo, por meio do meu IX Sucessor”. O texto para se ler e meditar é um testemunho de quanto Dom Bosco foi e fez, e é uma autêntica convocação dos jovens.
 
mensagem(link para mensagem na integra) disponível nas várias línguas em sdb.org – utiliza “a cálida linguagem do coração”. O evento da JMJ de Madri é sua moldura: “Admirei o desejo de Vocês de investirem bem a própria vida, segundo o projeto de Deus e o sonho que conservam no coração. Comovi-me ao vê-los rezar, acolhendo a Palavra com alegria. Foi um encanto vê-los imersos no silêncio adorante de Jesus Eucaristia. À luz de tudo isso, pareceu-me ainda mais bela a alegria de vocês: mais pura, mais contagiante”.

O olhar agora se dirige à realidade dos jovens: “.... tenho a impressão de um mal-estar generalizado, de um caminhar monótono na cotidianidade da vida. .... tenho a sensação de que frequentemente falte ar para os jovens respirarem. Creio que se possa dizer que eles correm o risco de morrer de asfixia. De asfixia espiritual”.

Mas surge imediatamente o chamado ao protagonismo: “Peço-lhes, jovens, um salto de qualidade, uma energia nova, um gesto profético para anunciar um projeto de vida corajoso, gerado por profundas convicções humanas e religiosas”. É importante ter um sonho que nos alimente a vida.

Também aos jovens, como para a Família Salesiana, são confiadas as ‘Memórias do Oratório de São Francisco de Sales’, um “testamento espiritual” que desvela a grande paixão educativa de Dom Bosco, o qual despendeu toda a sua vida pelos jovens.

“Salvar os jovens por meio dos jovens” eis a característica da missão salesiana já presente nos albores da Congregação. Intenso e repetido o convite ao protagonismo na vida, na sociedade e na Igreja: “Sejam os novos profetas, homens capazes de indicar na desorientação dos espíritos o caminho a percorrer e, na incerteza do instável, o novo que Deus faz desabrochar no coração e na história. O sentido da vida, como profecia e como missão, torna-se um tesouro imenso para a sociedade”.

Ao concluir a mensagem, o IX sucessor de Dom Bosco, relê a experiência da JMJ 2011. E citando Bento XVI, aponta ‘as cinco vias para anunciar e testemunhar hoje Jesus Cristo ao mundo”.

Em ‘ANSchannel’ disponível o vídeo -(link para vídeo) integral da homilia/mensagem aos Jovens.


Fonte: INFO ANS

Nenhum comentário:

Postar um comentário