segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dom Bosco “Trend Topics” no dia da sua festa

No ultimo dia 31 de janeiro quando a igreja celebrou o dia de São João Bosco, o nome do Santo esteve entre os dez termos mais usados na rede espanhola twiter, sendo que o mesmo fenômeno também ocorreu nos países da America Latina.

O Twiter "network" de mensagens curtas, perto de 65% dos internautas espanhóis estão inscritos, mostram cotidianamente as palavras mais usadas durante o dia. Estas palavras são definidas como  “Trend Topics” (TT), ou seja os “assuntos em moda” no dia.
A lista é dinâmica e se modifica a cada momento segundo as mensagens que os utentes enviam pela rede. Normalmente são termos que se referem à atualidade política, ao esporte, ao espetáculo... na manhã de 31 de janeiro, todavia, das 8h às 12h, o nome de “San Juan Bosco” entrou para os primeiros dez TT de todo o País. No decorrer do dia, entrou para a lista dos mais utilizados também em outros países, quer de língua espanhola (República Dominicana, Venezuela), quer de língua portuguesa (Brasil). Nesses últimos dois países, o Santo piemontês estava presente com dois termos entre os primeiros dez: seja como San Juan Bosco e São João Bosco, seja como Don Bosco e Dom Bosco. 


Isso revela que, entre todas as mensagens enviadas naquele dia pela rede de ‘microblogging’, centenas delas foram dedicadas a Dom Bosco. 


Algumas usuários do Twitter surpreenderam-se ao encontrar “San Juan Bosco” entre as palavras mais usadas nas conversações e comentaram a notícia em seus perfis. Assim, p. ex., o utente @yisu88: “Hoje é o dia de San Juan Bosco! E é também TT. Podem não aceditar, mas senti uma graaaaaande alegria! Quantas lembranças... :D”; ou, como resumiu Noemí, usando tb  abreviações juvenis: “San Juan Bosco, ñ lembrava... Té ke o vi in-va-dir TWITTER! Vivaa Dboscooo XD”. 


Muitos jovens que freqüentam as obras salesianas contaram, além disso, em Twitter as atividades que haviam organizado nos vários Centros. Também os mágicos e ilusionistas usaram da rede para celebrar o Dia do seu Patrono. E houve até quem, como Jelboro, usou o Twitter para marcar um encontro com os próprios amigos para participar da Missa em honra de Dom Bosco.
Fonte: INFO ANS

Nenhum comentário:

Postar um comentário