terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Rádio: instrumento vital para a promoção dos direitos e da missão salesiana


 No dia 13 de fevereiro, pela primeira vez na história celebrou-se o Dia Mundial do Rádio. Proposto em 2008 pela Academia Espanhola do Rádio, o Dia foi promulgado no passado mês de novembro pela UNESCO (sigla em inglês para ‘Organização das nações unidas para a educação, a ciência e a cultura). A Congregação Salesiana celebrou esta ocorrência recordando como o rádio seja um dos meios mais próximos ao mundo dos jovens, em condições de orientar, informar, envolver e evangelizar.

“Um rádio livre, independente e pluralista é essencial para as sociedades sadias e é de vital importância para a promoção dos direitos humanos e das liberdade fundamentais”: esta uma das considerações contidas na mensagem escrita para a ocasião pela diretora geral da UNESCO, Irina Bokova; no texto convidam-se também os governos a promover toda aquelas iniciativas radiofônicas que possam ser de sustentáculo à promoção do ser humano. É nessa perspectiva que operam os Salesianos de Dom Bosco, os quais, presentes em 132 países, levam avante em diferentes nações emissoras de rádio, empenhadas na defesa dos mais necessitados.

Em muitas partes do mundo os salesianos falam do rádio como de instrumento que lhes permitiu entrar em contato direto com as comunidades – primeira forma de acompanhamento e modo melhor para educar, informar e evangelizar. Foi um meio rápido e prático que anulou distâncias e que fez com que a mensagem fosse realmente efetuosa.

Para a Congregação Salesiana, as rádios – tais como descritas no «Sistema Salesiano de Comunicação Social – “são ambientes […] que com estilo salesiano evangelizam a cultura juvenil e popular, educando, orientando, informando e envolvendo” (SSCS 90). 90).

Quanto às boas práticas, diz-se como “(a rádio salesiana) produza programas para servir à missão educativo-pastoral, especialmente para os jovens, com uma atenção contínua e crítica aos fenômenos da cultura da Comunicação Social; ofereça uma boa qualificação profissional aos próprios dependentes a par de uma visão humana e cristã da vida e de um trabalho inserido na identidade salesiana; dê qualidade ao setor informativo, reforçando o pensamento critico e o conhecimento das realidade locais e globais; e dentro da linha educativa salesiana abra espaços para os grupos juvenis ligados à área de produção, chegando mesmo a estimular e sustentar os jovens” (cf. SSCS 93).

“O rádio será sempre um instrumento capaz de fazer de intermediário para as mensagens, de ser união entre as culturas, de transmitir proximidade a todas as idades e será sempre um elemento educativo para formar as novas gerações” – afirmam os Salesianos da Rádio Dom Bosco, de Madagascar.

Na República Dominicana uma Rádio feita por meninos de rua, a  ‘Radio Juventus Don Bosco’ nasceu em 2004, graças à coragem e iniciativa do P. Luis Rosario que, com um grupo de meninos de rua, assumiu o encargo de transformar, a exemplo de Dom Bosco, um meio de comunicação num instrumento para educar e desenvolver uma obra pastoral magnífica. A estação transmite 24 horas por dia, em banda AM e sob o lema “Uma voz para a civilização do amor”.

“Na Bolívia segundo o P. Aparicio são 7 estações de rádio associadas: ‘Rádio Domingos Sávio’, em Independência; ‘Rádio Dom Bosco’, em Kami; ‘Rádio Maria Auxiliadora’, em Montero; ‘Rádio Sariri’, de Escoma; ‘Rádio Salesiana’, em LaPaz; ‘Rádio AudioBosco’, em Sagrado Coração; e ‘Rádio Ichilo’, em Yapacaní. E por trás delas, existem outras iniciativas de rádio e televisão, mais pequenas, que contribuem para o fortalecimento do trabalho pastoral e do empenho social”.

Em São Paulo temos a WEB Rádio que através da internet esta Rádio Dom Bosco objetiva atingir aos jovens e família através de uma programação elaborada com a maneira salesiana de ser e icentivando a todos serem bons cristãos e honestos cidadãos.

Também podemos citar as rádios na Insperoria Salesiana do nordeste.

Ontem foi o I Dia Mundial do Rádio;e graças ao rádio, os Salesianos chegaram aos lugares mais afastados para difundir educação e evangelização




FONTE: http://www.infoans.org

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