terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

“Hora da Família 2012”


Assim como outras instituições, a família tem o direito de reivindicar seus direitos, até mesmo como forma de solucionar os problemas que afetam diariamente o ambiente familiar. Um auxílio para esta tarefa pode ser a associação familiar, que tem sido alvo de discussão na Comissão Episcopal para Vida e Família da CNBB.

O tema foi destaque da reunião realizada pela comissão na última segunda-feira, 6. O assessor da comissão, padre Wladimir Porreca, ressaltou a importância do assunto. “As associações da família foram o tema mais central que nós tivemos porque houve a preocupação de que a família seja estimulada a reivindicar os seus direitos”.

Ele lembrou ainda que igrejas do mundo inteiro estão mobilizadas em torno dessa temática e que a comissão quer criar um estatuto para fazer com que haja mais associações de famílias nas dioceses e nas paróquias. O objetivo é permitir maior reivindicação dos trabalhos.

Desafios
Além de explicar as diretrizes que a comissão episcopal para Vida e Família da CNBB está traçando para este ano, o sacerdote comentou o as dificuldades que as famílias enfrentam nos dias de hoje.

“O maior desafio é o que estamos trabalhando esse ano a pedido do papa: que a família saiba conciliar o trabalho e a festa. Hoje, com a questão do trabalho, da busca do lucro pelo lucro, a família está gastando pouco tempo com ela mesma. A competição, o individualismo e o relativismo têm feito com que a família esteja perdendo os valores que estão dentro dela mesma”.

O padre completou dizendo que uma das propostas é fazer a família aproveitar mais as festas familiares, em especial a santa missa. Ele revelou, ainda, qual o grande valor da instituição familiar. “A maior riqueza que a família tem é o valor da própria família. Uma preocupação é fazer com que ela descubra que, por si só, ela é um bem para a sociedade”.

A reunião
Os participantes também discutiram a Semana Nacional da Vida, os preparativos para a Semana Nacional da Família, que será realizada em agosto, e o trabalho do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (Inapaf).

De acordo com o padre Wladimir, a formação dos membros da Pastoral da Família também é uma preocupação da comissão. “Nós também trabalhamos sobre o Inapaf, que envolve um curso de formação da nossa pastoral familiar. A preocupação é formar os novos agentes de pastoral e, nesses anos de 2012 e 2013, fazer com que as pessoas tenham mais acesso e organização”.


 O subsídio ‘Hora da Família’ contém as Celebrações da Família e as 10 catequeses preparatórias para o 7º Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em Milão (Itália), de 30 de maio a 3 de junho, de 2012, com a presença do papa Bento XVI. Neste subsídio queremos auxiliar os encontros da Pastoral Familiar que acontecerão em todo o país, mas de uma maneira mais particular, na Semana Nacional da Família”, disse um dos assessores da Comissão para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca.

O subsídio “Hora da Família 2012” está disponível em cada Regional da CNBB, na Regional da Pastoral Familiar ou diretamente na Secretaria Nacional da Pastoral Familiar(SECREN).
Reunião
A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família se reunirá, no dia 6 de fevereiro, no Rio de Janeiro (RJ), para traçar as ações para este ano de 2012.
Peregrinação Nacional da Família
No dia 25 de janeiro, em São Paulo (SP), a Comissão Organizadora da 4ª Peregrinação Nacional da Família, se reunirá para debater os últimos detalhes do projeto deste ano. A peregrinação acontecerá nos dias 28 e 29 de abril, em Aparecida (SP).


Nenhum comentário:

Postar um comentário