quinta-feira, 31 de maio de 2012

As realidades concretas da VC

79ª USG: revitalização da VC e mundo mediático

A FS é um conjunto de 30 Grupos Eclesiais – de religiosos, consagrados e leigos –, identificados pela compartilha do Carisma de Dom Bosco, e estiveram presente a este encontro alguns dos superiores gerais e fundadores: o P. Chávez, Reitor-Mor dos Salesianos; o fundador dos “The Disciples”, P. Joseph D’Souza; a Conselheira para a FS das FMA, Ir. Maria Luisa Miranda; o Presidente da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), Sr. Tullio Lucca; o Presidente Mundial dos Ex-Alunos, Sr. Francesco Muceo; o Responsável Mundial dos Voluntários com Dom Bosco (CDB), Sr. Liborio Scibetta; e o Coordenador Geral dos Testemunhas do Ressuscitado, Sr. Lello Nicastro. Conduziu o encontro o P. Adriano Bregolin.

 Assembléia Semestral da União dos Superiores Gerais (USG), dedicada para à análise da Vida Consagrada (VC) na América Latino-Caribe, onde surgiu uma configuração uniforme da realidade da América Latino-Caribe, onde há um continente em transformação, sujeito a uma radical mudança de paradigmas, entre passado e presente, em que a síntese deste diagnostico concluiu-se que a VC deve ser medido por homens e mulheres de profundidade,

Outro tema discutido foi a Comunicação, Partindo das atitudes de Jesus – grande comunicador, homem da palavra e do silêncio, da meditação noturna e diurna, focalizou a sua atenção sobre o modelo da cultura digital atual, com uma visão ampla, dirigida também às orientações para a Nova Evangelização, verificou-se que “não basta dispor de meios ou de uma formação profissional; a formação ‘cultural’, doutrinal e espiritual se tornam indispensáveis” - Ir. Joana Puntel.

Devendo, levar em consideração que os jovens que hoje entram para as congregações religiosas provêm de um mundo diferente, mais ‘midial’ e digitalizado que o daquele de onde provieram os religiosos adultos; e exortou a perlustrar novas possibilidade para ser presença profética também na mídia.

Em conclusão P. Abella Battle sublinhou a necessária atenção a ser dispensada às realidades concretas da VC. Recordou outrossim que ela se deve constantemente repensar na sua perspectiva teológica e em estreita conexão com os questionamentos que advêm também dos pobres e dos excluídos, especialmente no contexto da América Latina, continente de desigualdades incomensuráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário