segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Festa de Dom Bosco


Neste ano, o Reitor-Mor nos convida para festa de Dom Bosco a conhecer sua história, “um conhecimento que conduz ao amor, à imitação e à sua invocação” (Estreia 2012). Para amanhã, 31 de janeiro, durante a Celebração Eucarística,  presidida pelo P. Chávez, em Valdocco, aguarda-se a sua Mensagem aos Jovens do Movimento Juvenil Salesiano. Ao vivo 'satelitar' e ‘streaming’. 

As obras salesianas de todo o mundo encaminharam nos últimos dias programas e iniciativas com que preparar a festa de amanhã, e celebrar o Santo dos Jovens. O fulcro de muitas iniciativas é o conhecimento da sua história, primeiro passo rumo ao jubileu do seu bicentenário de nascimento (1815-2015). 

Como relembra o Reitor-Mor, a história de Dom Bosco, deve ser conhecida olhando para dois níveis: o humano e o divino. “A abordagem de Dom Bosco, feita com métodos próprios da pesquisa histórica, leva-nos a compreender melhor e a medir sua grandeza humana e cristã, sua genialidade operativa, seus dotes educativos, sua espiritualidade, sua obra: essas realidades serão compreensíveis somente se estiverem profundamente radicadas na história da sociedade em que viveu – escreve o P. Chávez em seu comentário na Estréia para 2012 –. Ao mesmo tempo, dispondo de um conhecimento mais aprofundado do seu percurso histórico, tornamo-nos sempre mais conscientes da intervenção providencial de Deus na sua vida”.
Na pagina sdb.org estão à disposição variados subsídios para conhecer melhor a figura de Dom Bosco. Entre estas a versão e-pub – útil para os diversos dispositivos eletrônicos - das “Memórias do Oratório de S. Francisco de Sales”, que Dom Bosco escreveu por vontade do Papa Pio IX. O texto, disponível em várias línguas, foi entregue pelo Reitor-Mor à Família Salesiana para conhecer a caminhada espiritual e pastoral de Dom Bosco: “… empenhemo-nos durante este ano por conhecer esse texto, divulgar seus conteúdos, difundi-lo, pô-lo sobretudo nas mãos dos jovens: tornar-se-á um livro inspirador também para suas próprias decisões vocacionais”

O Reitor-Mor presidirá amanhã de tarde, na Basílica de Maria Auxiliadora, a Eucaristia, que será transmitida ao vivo 'satelitar' por Telepace e em ‘streaming web’ por http://www.missionidonbosco.tv/ e www.sdb.org/ (18h20min GMT+1). Em tal circunstância o P. Chávez dirigirá aos Jovens a sua tradicional mensagem.

Fonte: INFO ANS

Nenhum comentário:

Postar um comentário