quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

50 anos da sessão inaugural do Concilio Ecumênico Vaticano II





Concílio Vaticano II: Os doze apóstolos ainda vivem entre nós


Por Fernando Altemeyer Júnior
Teólogo, doutor em ciências sociais, professor nas Faculdades Claretianas, na UNISAL, na EDT e na PUC-SP

Ao celebrar os 50 anos da sessão inaugural do 21º. Concilio Ecumênico Vaticano II recordamos a importância de tal evento eclesial que transcorreu do dia 11 de outubro de 1962 até 08 de dezembro de 1962, na presença de 2448 padres conciliares com direito a voz e voto. Por conta disso será inaugurado um ano santo da Fé para fazer memoria deste evento eclesial.

Retomei a lista dos presentes naquela data e verifico que no dia de hoje, 14 de janeiro de 2012, estão vivos 46 destas testemunhas da primeira sessão, 55 da segunda sessão, 67 da terceira sessão, e 78 padres da quarta sessão, e entre todos é significativo que haja dez bispos conciliares brasileiros vivos. Foi certamente o evento central do século XX e um marco para a caminhada da Igreja nestes últimos cinquenta anos.

Dos atuais 5207 bispos vivos hoje no mundo, 46 destes bispos foram à primeira sessão conciliar em todas as suas aulas e votações, 55 na segunda, 67 na terceira, e 78 foram à última (muitos estiveram nas quatro sessões e outros em algumas delas). Fiz uma minuciosa pesquisa e verifiquei que dos atuais 468 bispos que estão vivos no Brasil entre os diocesanos e eméritos temos dez bispos vivos que estiveram ao menos em uma das quatro sessões conciliares além dos dois peritos citados abaixo.

O Brasil enviou de 11 de outubro de 1962 até 08 de dezembro de 1965, um total de 243 bispos e prelados para participar das quatro sessões conciliares, acrescidos do trabalho de nove peritos (teólogos, biblistas, liturgistas, comunicadores e canonistas) e ainda da presença oficial de um leigo (senhor Bartolo Perez) como membro dirigente da JOC e operário de uma fábrica na Moóca, bairro da zona leste paulistana.

Usarei da nota eclesial da apostolicidade (una, sancta, catholica e apostolica) para chamar este grupo de digno e belo sucessor do colégio dos doze apóstolos. Será como que uma bela parábola de seu testemunho e de sua presença memorial entre nós brasileiros, que somos mais jovens e deles recebemos esse tesouro que foram os 16 documentos conciliares. São estes doze brasileiros como que a memória viva da Igreja que recebe sempre a tradição, a celebra na unidade e faz vida na história e finalmente a projeta como utopia no seguimento de Jesus pelas asas do Espírito Santo obedecendo fielmente ao Pai Santo de Amor. Tudo na Trindade.
   Nave central da Basílica de São Pedro durante o Concílio Vaticano II
A lista com a indicação dos padres(Bispos) conciliares Brasileiros vivos , assim como os peritos vivos estão disponíveis no Link: http://salesianos.org.br/os doze apostolos

Fonte:salesianos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário