quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Zeferino Namuncurá


 DIA 26/08 data do jovem índio declarado beato

Zeferino Namuncurá nasceu no dia 26 de agosto de 1886, em Chimpay, às margens do Rio Negro.

A alegria, antes de tudo. "Sorria com os olhos", diziam de Zeferino os seus companheiros

No ultimo fim de semana de agosto,  no dia 26 comemoramos o Beato Ceferino Namuncurá, em 1887 foi batizado por um missionário salesiano, aos 11 anos pede para este mesmo missionário o levar para estudar e então quando regressar poderia ensinar seu povo.

Ao ingressar no colégio salesiano, Ceferino dedica-se de corpo e alma aos estudos, tendo como curiosidade desta época a amizade com Carlos Gardel(futuro cantor de tangos), eram amigos e alunos internos do Colégio Salesiano Pio IX, ambos ingressam no coro e  cantam juntos na capela e nos atos culturais.

Em 1902 sua saúde deteriora-se e é diagnosticado tuberculose, em 1904 O Cardeal Juan Cagliero leva Ceferino para Itália com a esperança de que recupere sua saúde. Na Itália, pode conhecer o Beato Miguel Rua, visita o túmulo de Dom Bosco, e juntamente com outros salesianos visita o Papa Pio X. Ceferino foi incumbido de fazer um discurso para Papa e em seguida o presenteia com um Quillango mapuche. O Papa Pio X se comove, abençoa-o e oferece-lhe uma medalha.

No dia 11 de maio desse mesmo ano, aos 18 anos de idade, morre Zeferino Namuncurá, acompanhado pelo Cardeal Cagliero, a quem disse suas últimas palavras:
"Bendito seja Deus e Maria Santíssima. Basta que eu possa salvar a minha, em todo o demais faça-se a vontade de Deus".

Em 2 de maio de 1944 se inicia a Causa de Beatificação e em 3 de março de 1957 o Papa Pio XII a prova a introdução da causa de beatificação de Zeferino Namuncurá. Quinze anos mais tarde, em 22 de junho de 1972, o Papa Paulo VI o declara Venerável: foi o primeiro argentino a chegar a essa altura de santidade.

Algum tempo mais tarde uma junta médica do Vaticano considerou que a cura de Valeria Herrera, uma jovem mãe de Córdoba, Argentina, (que contava 24 anos no ano 2000), afetada por um câncer de útero, foi um milagre ocorrido pela intercessão de Zeferino Namuncurá. Valeria Herrera chegou, inclusive, a poder conceber filhos. Este foi o antecedente que se teve em conta para a sua beatificação.

Em 11 de novembro de 2007, o Legado Papal, Cardeal Tarcísio Bertone, proclamou
Zeferino Namuncurá Beato, diante de mais de cem mil pessoas, na cerimônia de beatificação em Chimpay, Rio Negro, terra natal do jovem salesiano, sendo fixada a festa religiosa no dia 26 de agosto, data de seu nascimento. Na cerimônia de beatificação o delegado do Papa e Cardeal Tarcísio Bertone, repetindo as declarações do Papa Bento XVI no Brasil, afirmou que "o Evangelho nunca destrói os valores que há numa cultura, mas os assimila e aperfeiçoa. O novo beato nunca esqueceu que era indígena e sempre tratou de ser útil à sua gente".
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário