quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A Vocação Católica


Durante uma homenagem do dia dos pais, em um dos parágrafos do texto que estavam lendo dizia: "É difícil vencer o mundo e criar nossos filhos e filhas nos preceitos de Jesus. É difícil ensinar valores já não praticados, mas imagino quão gratificante será ver os meus filhos se tornarem católicos, seja qual for a vocação a seguirem."

Meditando sobre este parágrafo, deparamos com a luta do dia a dia dos pais que nos dias de hoje, sentem a felicidade de atingir a meta de passar valores cristãos bem fundados aos filhos e principalmente quando passam para eles a religião católica que abraçaram desde de pequenos, uma religião recebida dos pais e avos, o ser católico.

Pensando sobre isso percebemos, que recebemos de nossos antepassados  uma riqueza, um baú com grande tesouro,  um tesouro exprimido, através dos sacramentos que são sete e foram instituídos por Jesus Cristo como "sinais sensíveis e eficazes da graça [...] mediante os quais nos é concedida a vida divina". que foram confiados a Igreja, e que através destes sinais ou gestos divinos, "Cristo age e comunica a graça, independentemente da santidade pessoal do ministro", embora "os frutos dos sacramentos dependam também das disposições de quem os recebe".

No Batismo que geralmente recebemos ainda pequenos, somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão.

Na reconciliação somos resgatados dos nossos erros, muitas vezes de pecados que atormentam nossas vidas, mas que através das mãos sacerdotais podemos tomar um outro rumo, o rumo da Misericórdia Divina.

Participamos da riqueza do Corpo e Sangue de Cristo, no sacramento da comunhão, que são as espécies do pão e do vinho, consagrados pelos sacerdotes no altar na Santa Missa " Tomai, Todos, E Comei: Isto É O Meu Corpo (...),Tomai, Todos, E Bebei: Este É O Cálice Do Meu Sangue"...por este sacramento Jesus nos leva a transcender  o humano e nos faz participar do Céu.

Recebemos ainda outros sacramentos que são: a Crisma que nos oferece a possibilidade da confirmação de nossa fé e também de recebermos a plenitude do Espírito Santo, o sacramento do Matrimonio que é a resposta do chamado de Deus para constituirmos uma família, e o sacramento da ordem que é a resposta a Deus pelo chamado especifico a vocação sacerdotal, também temos a graça de recebermos o sacramento da Unção dos enfermos pela qual a Igreja encomenda ao Senhor, sofredor e glorificado, os fiéis perigosamente doentes, para que os alivie e salve, não é sacramento só dos que estão no fim da vida, é administrado a pessoas com doenças graves que corre risco de vida.

Vemos ai, um pouco do tesouro que é ser Católico, mas ainda, há uma jóia valiosa que nos foi dada pelo próprio Filho na cruz quando pronunciou: ”Mulher, eis aí o teu filho”… “Filho, eis aí tua Mãe” (Jo19,26), Jesus quis deixar para nós o que Ele tinha de mais precioso nesta vida, a sua querida Mãe, a partir dai participamos integralmente do projeto salvífico de Jesus, pois podemos dizer que a salvação iniciou no ventre desta mãe chamada Maria, que não se importa da maneira que a chamamos: Auxiliadora, Imaculada, Aparecida, ou  nos identificamos com ela, mas que está sempre pronta a levar para seu Filho as nossas angustias e necessidades.

Por conta disso e muito mais, dizemos que se recebemos de nossos pais, avos, vários tesouros durante a vida, o ser católico é um tesouro que deve ser guardado no baú do nosso coração. 

ASMM


Nenhum comentário:

Postar um comentário