terça-feira, 31 de maio de 2011

Mulheres que foram além de seu tempo


Para encerrar o mês de maio, o Mês de Maria
Maria, mãe de Jesus
Nossa Senhora, Maria,  mãe de Jesus Cristo é reverenciada pela fé católica, desde os primeiros séculos, os cristãos têm dedicado especial reverência à Virgem Maria.
É prestado culto de veneração a Maria Santíssima(Virgem Maria) reconhecendo Ela como Mãe de Jesus e medianeira

Santa Gianna Beretta Molla
Gianna Beretta Molla (Magenta, 4 de outubro de 1922 — Milão, 28 de abril de 1962) foi uma médica italiana casada e mãe de família com quatro filhos, proclamada santa pela Igreja Católica. No dia 16 de maio de 2004, o Papa João Paulo II canonizou, isto é, incluiu no catálogo dos santos, a médica italiana Gianna Beretta Molla (1922-1962), que deu a vida por sua filha, preferindo morrer a praticar um aborto. Eis o trecho da homilia do Santo Padre relativo a essa mãe e mártir, que se tornou símbolo da luta pró-vida.
"Do amor divino, Gianna Beretta Molla foi uma mensageira simples, mas mais significativa do que nunca. Poucos dias antes do matrimônio, numa carta enviada ao futuro marido, escreveu: 'O amor é o sentimento mais bonito que o Senhor colocou na alma dos homens'."

Santa Rita
Santa Rita de Cássia, nascida Rita Lotti (Roccaporena, 1381 —Cássia, 22 de maio de 1457), foi uma monja agostiniana da diocese de Espoleto, Itália. Foi beatificada em 1627, canonizada em 1900
novembro do mesmo ano na capela da Comunidade Salesiana no Vaticano, no 150º aniversário de sua morte.

Bem-Aventurada Madre Teresa de Calcutá
Agnes Gonxha Bojaxhiu (Skopje, 26 de agosto de 1910 —Calcutá, 5 de setembro de 1997), conhecida mundialmente como Madre Teresa de Calcutá ou Beata Teresa de Calcutá, foi umamissionária católica albanesa, nascida naRepública da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação "Missionárias da Caridade", tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas".

Bem-Aventurada Irmã Dulce
Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, Bem-Aventurada Dulce dos Pobres(Salvador, 26 de maio de 1914 — Salvador, 13 de março de 1992), conhecida como Irmã Dulce, o Anjo bom da Bahia.

Venerável Margarida Occhiena
Dia 25 de Novembro celebramos Mamãe Margarida , mãe de São João Bosco.   Margarida Occhiena foi mulher forte, clara em suas idéias e desde pequena, recebeu de sua mãe D. Domingas um ensinamento valioso:   o amor ao trabalho aliado a oração, fundamentos sólidos de perfeição cristã, foi declarada venerável em 2006.   O decreto da Congregação para as Causas dos Santos reconhecendo as virtudes heróicas de Margherita Occhiena é de 23 de outubro  do mesmo ano.

Zilda Arns Neumann
Zilda Arns Neumann (Forquilhinha, 25 de agosto de 1934 — Porto Principe, 12 de janeiro de 2010) foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira.
Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo desenvolvido desde a sua fundação.

Fonte : wikipedia e sites católicos


Nenhum comentário:

Postar um comentário