quarta-feira, 25 de maio de 2011

ENTREVISTA COM PADRE TONINHO ASSESSOR DO SETOR JUVENTUDE DA CNBB



Breve Apresentação:
Nascido em Piracicaba, no dia 02/09/1962. P. Toninho é salesiano desde 1991, ordenado sacerdote em 20/12/1997. Como salesiano responde atualmente pela Pastoral Juvenil na Inspetoria de São Paulo, pela assessoria estadual e nacional junto aos salesianos, pela assessoria regional no Cone Sul. Desde 2006 é assessor da Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), Regional Sul 1. Sua formação acadêmica compreende: licenciatura em Filosofia e Pedagogia, bacharelado em Teologia e pós-graduação latu sensu em Ciências da Religião. Está concluindo, no momento, o mestrado em Pastoral Juvenil pela Universidade Salesiana do Equador. Em seu currículo constam mais de 40 participações em cursos de extensão universitária, seminários, simpósios, congressos, semanas de estudo, encontros, principalmente nas áreas da pedagogia e da pastoral juvenil. Em 2009 frequentou, em Roma, o Curso de Formação Permanente com qualificação em Missiologia.


Blog: Pe Hoje vc está assumindo um serviço na CNBB para assessorar a comissão da juventude, como você sente assumindo este trabalho?
Quais os desafios que você espera encontrar?


P. Toninho : -Me sinto como Discípulo e missionário de Jesus Cristo a serviço da Evangelização dos Jovens. Atingir toda juventude espalhadas nas várias Dioceses de nosso grande Brasil.


Blog: Como ficarão seus trabalhos na Inspetoria Salesiana de São Paulo?


P. Toninho : -Tudo encaminhado para o novo salesiano que será indicado pelo novo inspetor de 2012. Todos os projetos pastorais da inspetoria se encontra no POI (plano orgânico inspetorial). Esse projeto foi construído por salesianos e leigos de nossa inspetoria.

Blog: Sabemos que o senhor foi um dos idealizadores das missões salesianas aqui no estado, onde os jovens dedicam um tempo em diversas comunidades para levar a palavra a estas comunidades, e o jeito salesiano de ser para outros jovens. Estas missões continuarão, o senhor estará junto, como ficará esta atividade? Espera levá-la como sugestão para CNBB e assim poder realizá-la a nível nacional?

P. Toninho : -Todos os projetos continuarão. Principalmente as missões. Pretendo sim levar essa experiência para a Igreja do Brasil, pois acredito que o Documento de Aparecida veio confirmar esse trabalho que realizamos em nossa inspetoria.

Blog: E como ficas vocações salesianas já que esteve a frente sempre dinamizando esta pastoral a nível inspetorial, e até aqui como estão os resultados alcançados, são os esperados pelo senhor?

P. Toninho : -Como já disse acima, todos os projetos continuarão, pois o POI contempla principalmente as vocações.


Blog: Praticamente terminou um mestrado sobre juventude a pouco tempo, pode partilhar o que viu de mais importante?

P. Toninho: -O que pude perceber nessa pesquisa que há muitos jovens distantes de Deus. São muitas as tribos juvenis que criam e recriam deuses para tentar dar sentido a suas vidas. Eis aí um grande campo de missão.

Blog: Neste aspecto ainda juvenil, aprendeu mais sobre as relações dos jovens com a sociedade e o meio em que vivem, bem como a Igreja, hoje com toda esta experiência adquirida, Pe. Toninrho, pode indicar como os pais, a igreja e até mesmo a sociedade  pode ajudar os jovens.

P. Toninho: -Procurar estudar o fenômeno juvenil que muda muito rápido. Ser próximo dos filhos e se preocupar com eles. Não se cansar de colocar limites(mesmo que eles não gostem). Eles precisam saber que são amados. O resto é colocar nas mãos de Deus.

Blog: Pe toninho, para finalizar queremos que você deixe uma mensagem de Pe Salesiano que é aos Jovens e uma também para a Associação Salesiana Mamãe Margarida.

P. Toninho: -Dom Bosco aprendeu que Deus colocou-nos no para os outros. Todos os jovens trazem dentro de si um grande desejo de ser feliz, cabe a nós adultos propor para eles a verdadeira felicidade, aquela que vem de Deus. Mamãe Margarida presenteou a igreja ensinando Joãozinho Bosco que a verdadeira felicidade vinha de Deus e da Virgem Maria. Desejo que todos façam essa experiência de felicidade.
Que Nossa Senhora Auxiliadora abençoe a todos. Amém
24 de maio de 2011.

Abraço fraterno,
P. Toninho,SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário