terça-feira, 5 de junho de 2012

Comemoração do bicentenário de matrimônio de Francisco Bosco com Margarida Occhiena

No dia 06 de junho comemora-se o bicentenário (1812–2012) de matrimônio de Margarida Occhiena com Francisco Bosco, Pais do Santo dos Jovens.

“Significativa a coincidência deste aniversário com o encerramento em Milão do VII Encontro Mundial das Famílias” – observa o P. Pierluigi Cameroni, Postulador geral para as Causas dos Santos da FS. 

Com o matrimônio civil celebrado, durante o domínio napoleônico, no dia 24 de maio – do que se conserva ainda o documento original redigido em língua francesa –, na manhã de 6 de junho de 1812, Francisco Bosco e Margarida Occhiena casaram-se na Paróquia de S. Martino, em Capriglio, na presença do Reitor da igreja, P. Giuseppe Maggiora. “Este passo era para os dois casados o mais importante, porque sabiam muito bem que ter celebrado santamente o Sacramento do matrimônio era para eles fonte de muitas bênçãos: para a serenidade e a paz na família, para os futuros filhos, para o trabalho e para superar os difíceis momentos da vida” – observa o P. Cameroni. 

Segundo o Postulador Geral o sacramento do matrimônio ajudou Francisco e Margarida a viverem com fidelidade e fecundidade a sua vida esponsal, onde seus desejos se tornaram sinal de uma fecundidade que abrange também à Família fundada pelo filho João. Tudo isso suscitou em Dom Bosco e nos seus meninos um grande sentido de agradecimento e de amor para com aquele casal de santos esposos e pais”.  

Para toda a FS esta ocorrência é mais um convite a dar uma atenção privilegiada à Família na PJ, formando e evolvendo os genitores na ação educativa e evangelizadora dos filhos, valorizando-lhes a contribuição nos itinerários de educação afetiva e favorecendo novas formas de evangelização e de catequese das Famílias e através das Famílias. 

No dia 6 de junho e em Turim, na Basílica de Maria Auxiliadora, no dia 24 de junho o aniversário será comemorado de maneira especial. Para maiores informações, visite-se o SITE sítio da Associação “Amigos do Museu Mamãe Margarida”, de Capriglio.

Margarida Occhiena(Mamae_Margarida), leiga, mãe de Dom Bosco, foi declarada venerável , no dia 23 de outubro de 2006.



ASMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário