segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Entrevista com Diácono Ivan


Adicionar legenda
Na expectativa da ordenação presbiteral, do Diácono Ivan Tomasetto SDB, pedimos que ele respondesse algumas perguntas para nosso Blog. Confira abaixo:

ASMM P Ivan: Quando será sua ordenação e seu lema?

 Diac. Ivan : Será no dia 17 de dezembro de 2011 na cidade de Buri (SP) as 10h na Igreja Matriz de São Roque.
“Eis que venho, com alegria, fazer vossa vontade, Senhor. (Sl 39,9)

ASMM P Ivan: Porquê este lema, o que ele lhe compromete na sua vida sacerdotal?

Diac. Ivan : Assumi esse lema no primeiro ano junto aos Salesianos. Ele foi, também, o lema da turma no noviciado. Momento bastante marcante para nós salesianos, pois é o ano que somos aceitos como membros da família salesiana fazendo os nossos primeiros votos.
Minha vida é marcada pela alegria e pelo sincero desejo de fazer a vontade de Deus. Por serem dois valores que dão sentido a minha vida, a escolha do lema foi à melhor possível. Neles estão o meu comprometimento de dar testemunho de Deus na alegria, continuando o projeto de Dom Bosco na vocação sacerdotal.

ASMM P Ivan: Conte-nos um pouco do seu discernimento vocacional, porque ser salesiano? E porque ser padre?

 Diac. Ivan : Alimentava o desejo de ser sacerdote antes de conhecer os salesianos, porém, com a chegada da semana missionária em Buri, essa vontade encontrou um sentido ainda maior. Uniu o ser sacerdote com a possibilidade de ser missionário para os jovens. Ser padre para os jovens e a possibilidade de ser missionário dão sentido a minha vocação de entrega a Deus. 

ASMM P Ivan: Você se vê em Dom Bosco, em qual aspecto?

Diac. Ivan : Dom Bosco é conhecido como o santo da alegria e pai dos jovens. Estes são dois aspectos que me identifico com Dom Bosco. A alegria de estar junto dos jovens testemunhando o amor do Pai.  

ASMM P Ivan: O que você espera realizar como padre? 

Diac. Ivan : Espero ser fiel a Deus, realizar a sua vontade e anunciar seu amor e a sua presença no meio de nós, por meio do testemunho, da Palavra e da Eucaristia.

ASMM P Ivan: Pedimos que você mande uma mensagem para os jovens e também uma outra para aqueles que querem ingressar na vida religiosa. 

 Diac. Ivan : Os jovens possuem e sempre terão uma importância muito grande na transformação do mundo. A sua força, a sua esperança são fundamentais na construção de um mundo mais humano e fraterno. Para o cristão, toda a transformação, seja ela, pessoal ou comunitário, passa pelo grau de amizade com Jesus Cristo. Na continua amizade com Jesus Cristo tudo será possível. Assim, as limitações não são obstáculos e nem a força ou a inteligência são garantias de vitória, mas elas - as limitações, a força, a inteligência - devem estar inteiramente confiadas a Cristo.
            A confiança / fé em Cristo, não obstante as dificuldades, seguindo a vocação comum – anunciar o Reino de Deus - é garantia de renovação, de transformação, de alegria eterna para todos que aceitam o desafio de segui-lo.  
            Portanto, a fé em Cristo é o início e a garantia de fidelidade de todos que querem seguir a vocação religiosa. Essa é a minha mensagem. Tenha confiança e mantenha uma amizade constante com Cristo, por meio da sua Palavra, da Eucaristia, do sacramento da reconciliação e tudo mais virá por acréscimo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário