terça-feira, 22 de novembro de 2011

Entrevista com Diácono Glauco



Nosso blog, fez algumas perguntas ao Salesiano Diac. Glauco que será ordenado Presbítero, na Paróquia Sagrada Família na cidade de São José dos Campos, no próximo dia 10 de dezembro. Confira mais esta entrevista:

ASMM P/ Glauco: Porque o lema:” Aqui estou, Envia-me”

Diac. Glauco: Este lema expressa a reflexão que iluminou todo o meu discernimento vocacional desde últimos anos de formação e preparação para a vida salesiana e sacerdotal: estar totalmente disponível para a missão de ser sinal e portador do amor de Deus para os jovens.

ASMM P/ Glauco: Qual sua expectativa, depois de uma grande caminhada formativa como esta o coração?

Diac. Glauco: Trago em meu coração uma profunda e serena alegria que brota da certeza de estar respondendo ao chamado do Senhor. O sacramento da Ordem é uma graça que nos envia para um serviço: a grande expectativa é a de corresponder da melhor forma possível a este chamado, no exercício da missão e no testemunho do amor de Deus no meio das pessoas.

ASMM P/ Glauco: Conte-nos um pouco da sua caminhada e seu discernimento vocacional. Qual foi a hora real que você disse sim é isto que eu quero pra minha vida?

Diac. Glauco: É difícil identificar um momento único em que a certeza do chamado tenha se concretizado. Minha resposta vocacional foi construída progressivamente, desde as primeiras inquietações que sentia enquanto participava, como adolescente e como jovem, da minha paróquia de origem, até os momentos mais decisivos de discernimento e de decisão para iniciar uma experiência vocacional com os salesianos. 

O meu grande desejo sempre foi o de dedicar 100% da minha vida para anunciar a Palavra de Deus, especialmente para os jovens. A possibilidade de ser religioso, que até antes dos meus 20 anos eu nunca havia considerado, foi amadurecendo aos poucos até o momento que resolvi fazer uma experiência vocacional concreta com os salesianos. 

ASMM P/ Glauco: Entre tantas congregações e especialmente você que viveu e cresceu em uma paróquia diocesana, porque escolheu ser salesiano? 

Diac. Glauco: Na verdade, diante da idéia de responder ao chamado de Deus, a primeira possibilidade que se apresentou foi a de conhecer a vocação do padre diocesano. Como você disse, cresci em uma paróquia diocesana, a paróquia de Santana, aqui em São José dos Campos. 

No entanto, enquanto fazia os encontros diocesanos, tive contato com uma biografia de Dom Bosco. A leitura me fez conhecer a pessoa e a obra de Dom Bosco, com quem tive uma grande identificação. Senti a necessidade de saber mais sobre ele e sua congregação. Foi quando entrei em contato com os salesianos de São José dos Campos, que me encaminharam ao Pe. Benedito Spinosa, que respondia na época pela animação vocacional de nossa Inspetoria Salesiana de São Paulo.

 ASMM P/ Glauco: Você já sabe qual o trabalho que irá realizar após a ordenação, pode nos contar e também dizer sua expectativa em relação a ele?

 Diac. Glauco: Ainda aguardo a confirmação da Inspetoria a respeito de onde devo trabalhar em 2012. Mas como já disse, a maior expectativa, seja onde for e qual seja o trabalho da casa, é ser um pastor-educador segundo o coração de Cristo. É ser um outro Dom Bosco para os jovens, seja qual for a missão que nos seja confiada.

ASMM P/ Glauco: Mande uma mensagem para os jovens em geral e também para aqueles que estão a procura da vocação.

Diac. Glauco: Repito as palavras de João Paulo II: "Não tenhais medo!". Tenham coragem para viver intensamente a vida, não temendo propor para si mesmos ideais altos como a santidade, por exemplo. Esta é a nossa grande vocação, a razão pela qual Deus nos criou. 

Domingos Sávio dizia aos colegas novatos do oratório que ali a santidade consistia em estar sempre alegres. Vivam a sua fé com a alegria e vocês serão testemunhas verdadeiras do amor de Cristo para os seus amigos e para as pessoas que convivem com você. O restante, virá por consequencia deste caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário