sábado, 30 de julho de 2011

JMJ um sinal do amor DEUS para a Juventude


Criada por João Paulo II em 1986, a primeira Jornada Mundial da Juventude aconteceu em Roma, desde então este evento congrega milhões de jovens católicos (e não católicos).

Diante da convocação do Santo Padre os jovens peregrinam a um determinado país e ali tem um encontro com Jesus Cristo, como num imenso cenáculo, ou como a mutidão que seguia Jesus, e na montanha parava para ouvi-Lo e serem alimentados por Ele principalmente através da palavra.

Dois grandes eventos antecederam a JMJ; primeiro o jubileu em 1984, e o ano internacional da juventude, proclamado pela Organização das Nações Unidas no ano de 1985, depois da primeira jornada realizada em Roma, João Paulo II convoca os jovens para um encontro em Buenos Aires onde reafirma para os jovens:  ” Vós  sois a esperança da Igreja, vós sois a minha esperança“, rapidamente esse clamor do Papa, é respondido, reunindo milhões de jovens em diversos lugares do mundo.

Em Manila – Filipinas, registra o recorde de peregrinos, mais de quatro milhões de pessoas.

Em Czestochowa em 1991, a primeira edição depois da queda do Muro de Berlim, na qual jovens vindos de dois blocos separados e hostis puderam celebrar de mãos dadas a fé em Jesus Cristo, foi uma jornada especial.

Outra  jornada que ficou marcada foi a jornada do ano 2000 realizada em Roma onde reuniu mais de dois milhões de jovens que juntos celebraram o Jubileu da Igreja.

Em Toronto – Canadá a JMJ no ano de 2002 foi a ultima jornada que o Papa João Paulo II participou; em todas as jornadas o Papa dizia: ’ Vejo vocês em tal lugar´, porém nesta, ele disse: ”Jesus espera vocês em Colônia – Alemanha”.

Na cidade de Colonia, 2005 mais de dois milhões e meio de jovens peregrinaram para encontrar com sucessor do Papa João Paulo II, o Papa Bento XVI.

A ultima JMJ aconteceu em Sidney – Austrália, onde mais de quinhentos mil jovens estiveram reunidos.

Agora em 2011 em Madri – Espanha, a organização espera mais de dois milhões de jovens reunidos. E nós brasileiros aguardamos com grande expectativa que o Santo Padre faça ao final deste encontro o anuncio, de que a próxima Jornada Mundial da Juventude será aqui no Brasil.

(obs: Deus indica o grande amor aos jovens, através da sua providência, pois a data de inicio da Jornada de Madri acontecerá no dia, em que se celebra o aniversário de Dom Bosco o santo dos jovens, dia 16 de agosto)

Fonte de pesquisa - Destrave/Cancão Nova
ASMM

Um comentário: