quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dom Bosco para o Brasil


 No dia 14 de julho 1883, comemoramos a chegada dos primeiros Salesianos ao Brasil, mais precisamente, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, onde instalaram a primeira obra.

Ao chegarem não tinham nada para comerem, pois estava iniciando a noite, então os vizinhos deram a eles queijo, ovos e vinho, que em algum momento da tradição os ovos foram trocados por rapadura.

Pensado nesta combinação pouco harmoniosa, queijo e rapadura, podemos tirar alguns ensinamentos, o queijo que geralmente é macio e salgado, e a rapadura é dura e doce, o que pode significar isso?

Bem olhando para o trabalho do dia a dia, vemos que ele não pode ser levado pela preguiça, pois assim estaremos amolecendo e os resultados tornarão salgados, mas se enfrentamos a dureza do trabalho com afinco e determinação saboreamos a doçura de um serviço bem feito, pois bem; talvez por isso que dos sete padres que chegaram, a congregação se expandiu e hoje está no nosso país de norte a sul.

Agradecemos a DEUS pela presença Salesiana em nossa terra, e por estarem olhando e levando as pessoas principalmente os jovens ao Cristo Ressuscitado, através da Palavra e dos Sacramentos, seja nas obras, nos oratórios, nas escolas, nas paróquias, em todos lugares onde há a presença de um Salesiano, vemos a manifestação do espírito cristão de Dom Bosco para o mundo atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário