quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A Importância da Pastoral Familiar



Durante uma semana no mês de agosto, este ano mais precisamente será entre os dias  12 a 18, muitas paróquias e comunidades costumam realizar missas e encontros dedicado as famílias, e quem tem um grande papel de agente de comunicação da Semana Nacional da Família,  é a A Pastoral Familiar, pois seu papel dentro da Igreja é de orientar e promover ações que envolvam e fortifiquem os laços dentro dos lares cristãos.

Segundo o padre Wladimir Porreca, assessor da Comissão Episcopal da Vida para Família, a Pastoral Familiar tem como missão empenhar-se cada vez mais para anunciar a importância da instituição família.

O sacerdote afirmou:“Vale a pena a Família. Nós acreditamos e amamos a Família e nos espelhamos naquela que foi família perfeita, a Sagrada Família”.

Ao citar a sessão inaugural dos trabalhos da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe (2007), em Aparecida (SP), Padre Wladimir mencionou que o Papa Bento XVI se refere a instituição familiar como ‘patrimônio da humanidade’, assim deixando claro que a Igreja acredita e ama a família como sujeito e bem social para a construção da sociedade, assim a Pastoral Familiar tem o seu espaço na vida da Igreja para celebrar a vida familiar.

Conheça algumas das recomendações da Comissão Episcopal para Vida e Família e para os agentes da pastoral:

É importante organizar, com bastante antecedência, uma Comissão Organizadora, integrada por membros das diferentes pastorais, movimentos e serviços;
Buscar a aproximação ecumênica nesta organização;
Apresentar logo o tema central, neste ano: “Família: Trabalho e Festa” para a comunidade;
Planeje o trabalho e se busquem simbologias adequadas;
É necessário que se criem as equipes necessárias para todas as áreas de trabalho, como: equipe de divulgação, de secretaria, de liturgia, intercessão, alimentação e saúde, decoração e outras;
Proporcionar momento de oração para o evento;
Promova vigílias de oração pela família;
Que as equipes realizem, com antecedência, as reflexões propostas;
         
   Fonte: blog.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário