terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Solenidade da Imaculada Conceição para os Salesianos




No ultimo dia ‘8 de Dezembro’, foi comemorada a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Data muito querida e importante para o mundo salesiano. Em Valdocco, nos tempos de Dom Bosco, o acontecimento era esperado, preparado e vivido com grande intensidade. Em muitos ambientes salesianos se lembra o nascimento do Oratório (de Dom Bosco) e faz-se o ‘cerchio mariano’ (círculo ou encontro mariano).
A história do carisma salesiano, sobretudo a experiência dos primeiros anos de Valdocco, está constelada de muitos ‘8 de dezembro’, nos quais se experienciou a presença materna de Maria Imaculada e se concretizou a entrega de Dom Bosco e dos seus filhos à Virgem Mãe: a bênção da primeira capela do oratório (1844); a abertura do segundo oratório (1847); as novenas e festas em honra da Imaculada e a grande solenidade por ocasião da proclamação do dogma mariano (1854); a consagração de Domingos Sávio a Maria Imaculada (1854); o nascimento da Companhia da Imaculada; a preservação de todos em meio à cólera (1854); a proteção da casa do oratório de um – fulmíneo – raio (1861); a abertura da última casa feita por Dom Bosco, em Liège, Bélgica, em honra do Santíssimo Sacramento, exatamente no dia 8 de dezembro 1887.
O hábito que tinha Dom Bosco de colocar eventos importantes nas imediações de datas litúrgicas, sobretudo marianas, não era uma estratégia clerical: exprimia a profunda convicção da presença de Maria em sua vida, na do Oratório e, depois, na da Congregação. O santo turinês gostava de dizer que “tudo nasceu de uma aula de catecismo”, recordando o encontro com Bartolomeu Garelli acontecido no dia 8 de dezembro de 1841, na sacristia da igreja de São Francisco de Assis, em Turim, como ele escreve nas ‘Memórias do Oratório’.
O Santo dos Jovens estava persuadido de que “todas as bênçãos caídas do Céu por intercessão de Maria, fossem fruto daquela primeira Ave-Maria dita com fervor e com reta intenção em companhia do jovenzinho Bartolomeu Garelli, na igreja de S. Francisco de Assis”.
Em muitas casas salesianas, a Família Salesiana se reúne às 12 horas em ‘Círculo mariano’, recitando juntos uma Ave-Maria. “É uma tradição que relembra a grande devoção que Dom Bosco nutriu por Maria e como o carisma salesiano seja nascido sob a proteção e a guia da Mãe de Deus – diz o P. Pierluigi Cameroni, Postulador geral para as causas dos santos da FS –
Confiemo-nos a Maria e peçamos-lhe nos obtenha a caridade pastoral que animou Dom Bosco em sua missão. Que do alto da cúpula da Basílica de Maria Auxiliadora, continue a abençoar-nos e a proteger-nos”.

Fonte:ANS – Roma

Nenhum comentário:

Postar um comentário