quarta-feira, 26 de outubro de 2011

P. Luis Guanella o Santo da caridade e que, faz parte da Familia Salesiana


No domingo, 23 de outubro, o Papa Bento XVI inscreveu no álbum dos santos o P. Luis Guanella. Santo da caridade, e que faz parte da Família Salesiana não só por ter estado com Dom Bosco por mais de três anos, mas também porque na sua obra de fundador se inspirou no carisma educativo do Santo de Valdocco.

Falecido em 1915, ha 96 anos, o P. Luis Guanella é Santo. Na sua vida tambem P. Guanella, assim como a de Dom Bosco, foi traçada por um sonho tido aos nove anos, no dia precedente a sua primeira Comunhão: uma Senhora (como definiu a Virgem em seu raconto), fez-lhe ver tudo aquilo que deveria fazer em favor dos pobres. O P. Luis Guanella ouvira falar do padre dos jovens e então quis conhecê-lo. Ja em 1870 foi visitar o Oratório de Turim.

Ficou com Dom Bosco três anos: fez a profissão trienal, foi diretor de oratório e sucessivamente encarregado das vocações adultas, as que Dom Bosco denominava “Filhos de Maria”. A admiração por Dom Bosco tinha uma profunda raiz também pelos temperamentos, muito semelhantes entre si: empreendedores, apóstolos da caridade, decididos, autorizadamente pais, com um grande amor a Eucaristia, a Nossa Senhora, ao Papa.

A espiritualidade e a pedagogia salesiana foram uma pedra básica para a formação e a missão do futuro fundador das Congregações dos Servos da Caridade e das ilhas de Santa Maria da Divina Providencia. Na escola de Dom Bosco, aprendeu a abordagem amorosa e firme aos jovens; a vontade educativa de prevenir para não curar; e o desejo de salvar os irmãos sob o ímpeto de uma grande caridade apostólica.

No dia seguinte após sua canonização, ocorreu a memória litúrgica do novo Santo, que será possível celebrar seguindo o próprio litúrgico salesiano.
No inicio da caminhada rumo ao bicentenário de nascimento de Dom Bosco, a canonização de Luis Guanella representa um fruto da fecundidade apostólica e caritativa nascida da árvore salesiana.

Na Praça de São Pedro representou o Reitor-Mor e a Família Salesiana nesse dia de festa o Postulador Geral das Causas de Canonização da Família Salesiana, P. Pierluigi Cameroni SDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário