quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Apresentação da Estreia 2012: Conhecer Dom Bosco para ser-lhe fiéis

Ao abrir a Sessão Plenária de Verão o Reitor-Mor apresentou o tema da
Estréia 2012 aos membros do Conselho Geral, um tema em linha com a caminhada de preparação para as celebrações do Bicentenário de nascimento de Dom Bosco: “Conhecendo e imitando Dom Bosco, façamos dos jovens a missão da nossa vida”. – eis o enunciado temático da Estréia 2012. Acompanhado de uma citação do Evangelho de São João (10,11) que lhe oferece enfoque bíblico: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor da a vida por suas ovelhas”.

“Devemos estudar Dom Bosco e, através das vicissitudes da sua vida, conhecê-lo como educador e pastor, fundador, guia, como legislador” – declarou P. Chavez na introdução da breve apresentação. Em 2012 os membros da Família Salesiana serão chamados a conhecer e redescobrir a poliédrica figura do santo turines.
Um conhecimento histórico que não seja apenas arqueológico, mas leve em
consideração os tempos presentes: “A imagem de Dom Bosco e da sua ação se
deve reconstruir seriamente, a partir do nosso horizonte cultural: de complexidade da vida de hoje, da globalização, da dificuldade para o apostolado, da diminuição das vocações, de ‘questionamentos’ sobre a vida consagrada”.

Ser fieis a Dom Bosco significa renovar a finalidade da sua vida, pela qual entregou “cada um dos seus respiros”: a salvação dos jovens que, como o Reitor-Mor relembra, devem ser encontrados nas suas situações de dificuldade: “a pobreza, o trabalho de crianças e adolescentes, a exploração sexual, a falta de educação e de formação profissional, a inserção no mundo do trabalho, a pouca confiança em si mesmos, o medo perante o futuro, a perda do sentido da vida”. O olhar se pousa também sobre os nativos digitais, “que através das novas tecnologias buscam experiências de mobilização social, possibilidades de desenvolvimento intelectual, elementos de progresso econômico, formas de comunicação instantânea, oportunidades de protagonismo .... Também nesse campo queremos partilhar a
sua vida e os seus interesses”
O conhecimento da historia de Dom Bosco deve-se partir de alguns pontos de
referencia: caridade pastoral; trabalhos, renuncias, privações, sofrimentos,
numerosos sacrifícios feitos por Dom Bosco; finalidade da Família Salesiana – ser apóstolos dos jovens, dos ambientes populares, das regiões mais pobres e
missionárias.

A apresentação já aponta para os que serão os empenhos a brotar da Estréia
2012: estar com os jovens nos lugares, nas situações e nas fronteiras onde eles esperam pelos membros da Família Salesiana; o conhecimento das respostas que Dom Bosco deu as necessidades dos jovens; a redescoberta das “Memórias do Oratório de São Francisco de Sales” escritas por Dom Bosco a pedido explicito do Papa Pio IX, definidas “memórias de futuro”. “Por isso durante o ano de 2012 empenhemo-nos por conhecer tal texto, comunicar seus conteúdos, difundi-lo, sobretudo, pô-lo nas mãos dos jovens: tornar-se-á um livro inspirador também para as suas decisões vocacionais”.

Em sdb.org esta disponível – por ora em italiano e em inglês – a apresentacao
do tema da Estréia 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário