domingo, 17 de abril de 2011

SEMANA SANTA O INICIO DE UM NOVO CAMINHO


Em sua audiência no ultimo dia 13 de abril o Papa Bento XVI nos chamou a sermos santos.
Por meio de sua exposição o Papa menciona que a Santidade é para todos, indicando que São Paulo nos fala do grande projeto de Deus e diz: "Nele (Cristo), Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e íntegros diante dele, no amor" (Ef 1,4). E isso é para todos, porém essa santidade tem sua raiz principal da graça batismal, e a medida que nos configuramos a Cristo, modelamos nossa vida segunda a sua.
O Papa cita o Concilio Vaticano II, que ninguém esta excluído: "Nos vários gêneros e ocupações da vida, é sempre a mesma a santidade que é cultivada por aqueles que são conduzidos pelo Espírito de Deus (...). Seguem a Cristo pobre, humilde, e levando a cruz, a fim de merecerem ser participantes da sua glória" (n. 41).
Mas algo que o Papa diz com muito carinho é que “a verdadeira simplicidade e grandeza da vida de santidade: o encontro com o Ressuscitado no domingo; o contato com Deus no começo e no final do dia; seguir, nas decisões, os "sinais do caminho" que Deus nos comunicou, que são apenas formas da caridade. Daí que a caridade para com Deus e para com o próximo sejam o sinal distintivo de um verdadeiro discípulo de Cristo. (‘Lumen gentium', 42). Esta é a verdadeira simplicidade, grandeza e profundidade da vida cristã, do ser santos.”
Este é um sinal, um convite para seguirmos a santidade e escolher qual caminho queremos seguir. Estamos num período em que podemos fazer esta escolha, iniciamos a Semana Santa, que para nós católicos é um momento de muita reflexão e abandono no mistério da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor.
Deve ser um tempo para aproveitar e colocar a nossa vida em conformação com a do CRISTO, iniciando na a caminhada do domingo de ramos onde Jesus tem seu reinado reconhecido, mas não para ter ou ser, mas para doar, doar a vida a todos, depois na procissão do encontro de Jesus e Maria. Onde Maria encontra seu filho sofrido, e quantas mães e filhos e filhas, que o mundo de hoje faz com que sofram as violência cotidianas; aborto, abandono, solidão, e muitos outros tipos de violências; na quinta temos a Instituição da Eucaristia, o Corpo Sangue Alma e Divindade de Jesus no pão e no vinho, pois bem Ele se faz pequeno, para que sejamos pequenos, Ele se faz servo para que sejamos doadores, do amor D’ele, grande oportunidade para entrarmos neste mistério; na sexta feira santa temos a paixão e morte de Jesus, doação integral de sua vida por nós, para cortar de vez o vínculo com o pecado, é um momento bom para refletirmos o quanto queremos conformar a sua vida, a nossa, muitas vezes já vivemos a cruz mas não a aceitamos, vivemos no pecado e não queremos deixá-lo, deixemos então a misericórdia de Deus nos abraçar; no sábado temos a Páscoa do Senhor, Jesus nos dá a vida plena através da sua ressurreição, para que um dia também ressuscitemos Nele, temos ai a possibilidade de seguir nossa fé com plenitude, configurarmos a ponto de sermos santos.
O Papa nos fez o convite a santidade. A semana Santa começa e pode ser um ponto de inicio para uma mudança, agora basta querer. 

ASMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário