Na Europa
1500 jovens provenientes de 11 paises deste continente participaram na cidade
de Cracovia , dos XXII Jogos Internacionais da Juventude Salesiana, sendo o seu
Patrono o Presidente da República Polonesa, Dr. Bronisław Komorowski.
Os jogos foram coordenados pela Organização Esportiva Salesiana, da República Polonesa, que promove nas crianças e nos jovens a paixão pelo esporte, a honesta competição e os princípios do “fair play”. Com o objetivo de oferecer à juventude salesiana uma ocasião de sadia competição esportiva, para construir um mundo novo através do esporte, baseado no humanismo cristão, o desenvolvimento da personalidade e o respeito aos valores. Teve também um significativo aspecto cultural cujo os jovens atletas puderam participar de diversas excursões guiadas.
Ir. Maria do Carmo Canales FMA, Conselheira Geral para a PJ, em sua Mensagem de saudação escreveu: Nas competições destes dias, vós construís um mundo novo, baseado no respeito a cada pessoa, sobretudo às mais fracas. Respeitai e acrescei os valores da paz, da verdade, da bondade, da justiça, da liberdade, da dignidade humana, da solidariedade. Sejam as vossas competições realmente educativas, preparação à vida num mundo novo sem fronteiras, como vós quereis e sabeis construir!”, e o P. Pascual Chávez – representado pelo Conselheiro para a Região Europa Norte, P. Marek Chrzan – enviara por sua Mensagem esta reflexão: “A presença salesiana no campo do esporte continua sendo importante e pode ser mui significativa, atingindo muitos adolescentes e jovens, que doutra forma não receberiam nenhuma outra proposta educativa. Mas para isso deve ser fiel às opções típicas salesianas. (….) Devemos ser na área esportiva da nossa sociedade uma presença que promova uma forma alternativa de esporte, a serviço das pessoas e do seu crescimento integral”.
Futebol, basquete, voleibol e tênis mesa: a bola em quatro das suas dimensões dominou as competições. Os Jogos foram também ótima ocasião de espairecimento familiar e um ensaio geral para uma torcida sadia e alegre nos (Jogos) Europeus de Futebol 2012 e também houve um grande espaço, obviamente, foi dado também à dimensão religiosa da iniciativa: a capela da igreja salesiana de Santo Estanislau Kostka, em Dębniki, sempre ficou aberta para quantos quisessem entrar e parar para oração. E na noite de quarta-feira, 2, foi celebrada uma função religiosa muito participada.
As
próximas edições já estão marcadas e acontecerão na Croácia (XXIIIª edição); na
Eslováquia (XXIVª); e na Itália, Turim (XXVª).
Fonte:www.infoans.org
ASMM
Nenhum comentário:
Postar um comentário