quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
PARABÉNS - Sucessor de Dom Bosco festeja mais um ano de vida
Parabéns Pe. Pascual Chávez Villanueva, reitor-mor dos
Salesianos de Dom Bosco, completou no dia 20 de dezembro completou 64
anos.
Nasceu em
1947 na cidade de San Luis Potosí, México, e atualmente representa a figura do
fundador dos Salesianos.
Foi eleito pelo Capítulo Geral 25°, no dia 3 de abril de 2002; o nono sucessor de Dom Bosco, Pe. Pascual Chávez tem a missão ser um ministro em três unidades: sucessor de Dom Bosco, Pai de todos, centro de unidade da Família.
Foi eleito pelo Capítulo Geral 25°, no dia 3 de abril de 2002; o nono sucessor de Dom Bosco, Pe. Pascual Chávez tem a missão ser um ministro em três unidades: sucessor de Dom Bosco, Pai de todos, centro de unidade da Família.
“O
Reitor-Mor sucessor de Dom Bosco, e assim ser um vínculo ininterrupto o prende
Sua pessoa e o torna idôneo a representá-lo hoje de maneira viva." (Carta
di Comunione, 9)
A
Associação Salesiana Mamãe Maragarida ora pelo Pe Pascual Chaves e deseja que
ele continue sendo a real presença de Dom Bosco para toda família Salesiana e
para a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Sucessores de Dom Bosco:
Pe. Rua Michele Beato – Reitor-Mor 1888 – 1910
Pe. Albera Paolo – Reitor-Mor 1910 – 1921
Pe. Rinaldi Filippo Beato – Reitor-Mor 1922 – 1931
Pe. Ricaldone Pietro – Reitor-Mor 1932 – 1951
Pe. Ziggiotti Renato – Reitor-Mor 1952 – 1965
Pe. Ricceri Luigi – Reitor-Mor 1965 – 1977
Pe. Vigano Egidio – Reitor-Mor 1977 – 1995
Pe. Vecchi Juan – Reitor-Mor 1995 – 2002
FONTE: (link) www.salesianos.br
Aniversário do Nascimento da Congregação Salesiana
Aconteceu no dia 18 de dezembro a Congregação Salesiana
comemorou mais um ano de vida, veja no link (Inspetoria São João Bosco) o texto em italiano que retratam os
primeiros passos de uma igreja pra a juventude.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Catequese do Papa Bento XVI
“O Natal, de fato, não é simplesmente o aniversário do nascimento de Jesus, é isso também, mas é mais que isso, é a celebração de um Mistério que marcou e continua a marcar a história do homem: o próprio Deus veio habitar em meio a nós (cfr Jo 1,14), se fez um de nós; um Mistério que afeta nossa fé e nossa existência; um Mistério que vivemos concretamente na Celebração Litúrgica, especialmente na Santa Missa", explica o Pontífice.
Mas como viver hoje o Natal? Bento XVI lembra que o Salmo Responsorial da Missa de Natal diz "Hoje nasceu para nós o Salvador". Esse advérbio de tempo “hoje” aparece mais vezes nas celebrações natalinas mostrando que tal acontecimento ultrapassa os limites do espaço e do tempo e se torna atual, presente, e o seu efeito é contínuo, mesmo com o passar dos dias, dos anos e dos séculos.
"Indicando que Jesus nasce 'hoje', a Liturgia não usa uma frase sem sentido, mas destaca que este Nascimento investe e permeia toda a história, e permanece uma realidade, na qual, também hoje, podemos alcançar”, destaca o Papa.
Deus está entre nós
A celebração do Natal renova a certeza que Deus está realmente presente em meio a humanidade, ele se faz carne naquele Menino nascido em Belém. “Nós podemos encontrá-lo agora, num 'hoje' que não acabou”, reforça o Santo Padre.
Ao repetir “hoje nasceu para nós o Salvador” não é usada uma expressão vaga e convencional, mas ressalta que Deus oferece "hoje, agora, a cada um a possibilidade de reconhecê-lo e acolhê-lo, como fizeram os pastores em Belém, porque Ele nasceu também na vida de cada um e a renova, e ilumina com a Sua graça, com a Sua presença".
"Hoje, o autor do mundo foi gerado do ventre de uma virgem: aquele que fez todas as coisas se fez filho de uma mulher que ele mesmo criou. Hoje o Verbo de Deus apareceu revestido de carne e, enquanto jamais foi visível aos olhos humanos, se torna, além de visível, palpável", disse o Papa ao recordar as palavras de São Leão Magno.
Natal e Páscoa: dois eventos de uma única obra de redenção
Bento XVI sublinha ainda outro aspecto: o Nascimento de Cristo, em Belém, à luz do Mistério Pascal: um e outro são parte de uma única obra de redenção de Cristo.
“A Encarnação e o nascimento de Jesus nos convidam já a voltar o olhar em direção a Sua morte e a Sua ressurreição: o Natal e a Páscoa são do mesmo modo festa de redenção”, esclarece o Pontífice.
A Páscoa, explica o Papa, é celebrada como vitória sobre o pecado e sobre a morte, a entrada de Deus na história, fazendo-se homem para levar novamente o homem a Deus.
“No Natal nós encontramos a ternura e o amor de Deus que está acima de nossos limites, nossas fraquezas, nossos pecados e que se abaixa até nós. São Paulo afirma que Jesus Cristo, "sendo ele de condição divina (...) esvaziou-se a si mesmo, tomando a condição de servo, fazendo-se semelhante aos homens" (Fl 2,6-7), ressalta o Pontífice.
Eucaristia: momento central do Natal
Bento XVI reforça que na Celebração Eucarística, momento central do Santo Natal, está presente de maneira real Jesus, verdadeiro Pão que desceu do Céu, verdadeiro Cordeiro sacrificado para a salvação da humanidade.
"Sobretudo, contemplemos e vivamos este Mistério na celebração da Eucaristia, centro do Santo Natal; ali está presente de maneira real Jesus", descata.
Saudação em português
Ao final da Catequese, o Papa deixou seus votos de Natal aos peregrinos de língua portuguesa: "Desejo a todos vós e às vossas famílias um Natal verdadeiramente cristão, de tal modo que os votos de "Boas Festas, que ides trocar uns com os outros, sejam expressão da alegria que sentis por saber que Deus está no meio de nós e deseja percorrer conosco o caminho da vida. Para todos, um santo Natal e um bom Ano Novo, repleto das bênçãos do Deus Menino!”.
Veja a catequese do Papa BentoXVI na integra
Fonte:cancao nova noticias
Veja a posse em São Paulo o novo inspetor salesiano
P. Edson Donizetti Castilho tomou posse o novo inspetor de São Paulo, na manhã de terça-feira, 20/12, no Santuário do Coração de Jesus em São Paulo. Cerca de 400 pessoas – entre salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, integrantes de outros grupos da Família Salesiana, funcionários, amigos e familiares do P. Edson – participaram da celebração eucarística em que o P. Marco Biaggi, inspetor nos últimos seis anos, fez oficialmente a passagem do cargo ao P. Edson com a entrega simbólica da estátua de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da Inspetoria de São Paulo.
Com a afirmação de que “A Inspetoria está no coração de Dom Bosco. Consagrada a Maria Auxiliadora, ela foi pensada e querida pelo nosso fundador”, o vice-inspetor P. Ronaldo Zacharias falou durante a homilia da missa, em que tomou como inspiração “a oração enviada pelo P. Marco para a escolha do novo inspetor”, e que foi rezada por várias semanas por todas as comunidades.
“Na nossa oração pedimos que o novo inspetor, no exercício da caridade pastoral, visasse a formação de uma comunidade inspetorial fraterna e apostólica e que, com a ajuda do seu conselho, fosse capaz de animar toda a Família Salesiana, favorecendo o sentido de pertença de todos e de cada um”, disse P. Ronaldo. Continuando sua fala , ele salientou: “A Inspetoria é nossa. Fazemos parte dela. Ou melhor, somos a Inspetoria. Precisamos caminhar como comunidade inspetorial, todos olhando para a mesma direção, mesmo não fazendo as mesmas coisas”.
Congratulando o novo inspetor, ele recordou os presentes que “unidade na diversidade, empenho na própria santificação, paixão apostólica, primado de Deus, vida verdadeiramente fraterna, amor a Dom Bosco e a Maria Auxiliadora são tarefas que dependem de todos nós. Ao celebrarmos a festa da sua acolhida, queremos oferecer-lhe este presente: o empenho concreto em fazer com que tudo isto se torne realidade”. E concluiu: “Somente assim tudo o que pedimos a Deus nos meses passados se tornará realidade entre nós”.
Antes de assumir como inspetor salesiano, P. Edson era o reitor do Centro UNISAL. Esse empenho será assumido agora pelo P. Ronaldo, que continua como vice-inspetor, e sua posse como reitor acontecerá em janeiro, em data ainda não confirmada. Quanto ao P. Marco, irá trabalhar na comunidade salesiana de Americana.
Fonte:http://salesianos.com.br/Noticias
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Congratulações a Inspetoria Salesiana de São Paulo pela posse do novo Inspetor
Associação
Salesiana Mamãe Margarida quer agradecer ao Pe Marco Biaggi pelo trabalho
dedicado que teve durante estes anos a frente da Inspetoria Salesiana de São Paulo,
agradecemos pelo olhar carinhoso dirigido a Associação.
Nosso muito
obrigado Pe.. Marco Biaggi.
Queremos
aproveitar para desejar ao novo Inspetor Pe. Edson, que Nossa Senhora olhe pelo
senhor em todos momentos auxiliando a sua caminhada nesta inspetoria.Nossa
Associação estará orando por você.
Que Deus pela intercessão de Nossa Senhora o abençoe
muito nesta nova missão, ser o rosto de
Dom Bosco que reflete Jesus para seu povo.
ASMM
Parabéns Padre Ivan Tomasetto
Parabéns
Pe. Ivan pela Ordenação Presbiteral , nossa Associação estará orando para que
seu sacerdócio seja cheio de graças e esperança para muitas pessoas principalmente
para os jovens
ASMM
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
RECONHECIMENTO e QUALIDADE - Percorrendo o mundo Salesiano
Veja
alguns pontos da qualidade salesiana marca registrada de Dom Bosco para o
mundo.
Faculdade Católica
Salesiana do Espírito Santo
Depois de ser classificada
entre as 100 melhores Instituições de Ensino Superior do país quando o assunto
é a nota dos alunos no Enade 2010, a Faculdade Católica Salesiana do Espírito
Santo teve quatro cursos estrelados pelo Guia do Estudante – Melhores
Universidades, reconhecendo e atestando a qualidade dos cursos oferecidos pela
instituição.
O Guia do Estudante é uma publicação nacional produzida pela Editora Abril, que visa orientar os vestibulandos e estudantes sobre os melhores cursos superiores do país. Os cursos da Católica estrelados pelo Guia foram Administração, Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social.
O Guia do Estudante é uma publicação nacional produzida pela Editora Abril, que visa orientar os vestibulandos e estudantes sobre os melhores cursos superiores do país. Os cursos da Católica estrelados pelo Guia foram Administração, Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social.
Fonte: Faculdade Católica
DOUTORADO Honoris Causa
Reitor-mor
dos salesianos recebe o título por dedicar a sua vida aos pobres e aos
marginalizados
Em novembro, na cidade de
Lublin, Polônia, a Universidade Católica João Paulo II outorgou ao Pe. Pascual
Chávez Villaneuva, Reitor-Mor dos Salesianos, o Doutorado ‘Honoris Causa’. A
cerimônia realizou-se no âmbito da Conferência Internacional de Estudos ‘Formar
bons cristãos e honestos cidadãos’.
A cerimônia de entrega, feita na superlotada Aula João Paulo II, foi aberta pela saudação do Professor Stanisław Wilk, salesiano, Reitor da Universidade, e dando à leitura a deliberação do Senado da Universidade, tomada em 29 de setembro de 2011: «Conferindo a láurea ‘honoris causa’, a Universidade Católica João Paulo II, de Lublin, deseja expressar a estima e o reconhecimento para com a atividade do P. Pascual Chávez Villanueva SDB, que tem dedicado toda a sua vida aos pobres e aos marginalizados, inspirando iniciativas e participando em atividades educativas pela juventude, em todo o mundo. Ele demonstra em suas obras que para seguir a verdade na vida e para testemunhar aos jovens a presença de Jesus Cristo é preciso antes conhecê-lo, viver a seu lado, tornar-se seu amigo. Justifica a atualidade do sistema preventivo de São João Bosco baseado na fé, na razão e no amor, em complexos contextos de interculturalidade, como também sublinha o influxo do Santo no desenvolvimento integral da pessoa humana, dando um maior relevo à vida religiosa e social”.
A cerimônia de entrega, feita na superlotada Aula João Paulo II, foi aberta pela saudação do Professor Stanisław Wilk, salesiano, Reitor da Universidade, e dando à leitura a deliberação do Senado da Universidade, tomada em 29 de setembro de 2011: «Conferindo a láurea ‘honoris causa’, a Universidade Católica João Paulo II, de Lublin, deseja expressar a estima e o reconhecimento para com a atividade do P. Pascual Chávez Villanueva SDB, que tem dedicado toda a sua vida aos pobres e aos marginalizados, inspirando iniciativas e participando em atividades educativas pela juventude, em todo o mundo. Ele demonstra em suas obras que para seguir a verdade na vida e para testemunhar aos jovens a presença de Jesus Cristo é preciso antes conhecê-lo, viver a seu lado, tornar-se seu amigo. Justifica a atualidade do sistema preventivo de São João Bosco baseado na fé, na razão e no amor, em complexos contextos de interculturalidade, como também sublinha o influxo do Santo no desenvolvimento integral da pessoa humana, dando um maior relevo à vida religiosa e social”.
Fonte:ANS
Vaticano - Inspetor do Uruguai nomeado Bispo Auxiliar de
Montevidéu
(ANS – Cidade do Vaticano) – O Santo Padre nomeou o salesiano P. Daniel
Fernando Sturla Berhouet como Bispo Auxiliar de Montevidéu (Uruguai),
designando-lhe a sede titular de Felbes.
O P. Daniel
Fernando Sturla Berhouet, nascido em 4 de julho de 1959, em Montevidéu, feito o
noviciado em Manga (Montevidéu), pronunciou os primeiros votos religiosos na
Congregação salesiana em 31 de janeiro de 1980.
Depois de obter
o Bacharelado em Direito Civil no Instituto João XXIII, estudou Filosofia e
Ciências da Educação no Instituto Miguel Rua, dos Salesianos, em Montevidéu.
Foi ordenado de sacerdote no dia 21 de novembro de 1987.
Fonte: ANS
Nasce a Rede Salesiana Brasil
Fruto de experiências de ações conjuntas
entre salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora, nasce em Brasília no dia 22/11
a Rede Salesiana BrasilNo dia 22/11, terça-feira, foi fundada oficialmente em Brasília a Rede Salesiana Brasil (RSB), uma nova associação legalmente constituída que irá articular atividades comuns entre os Salesianos de Dom Bosco e as Filhas de Maria Auxiliadora. Essa nova rede nasce a partir de experiências de ações conjuntas bem sucedidas, entre as quais a implantação há quase 10 anos da Rede Salesiana de Escolas, com a articulação das escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental e Médio em todo o país.
Fonte:Salesianos - SP
Lorena: Salesiano participa do CONIC
Salesiano José Rodolfo, da UNISAL de Lorena do aluno curso de filosofia, participou do Conic e foi classificado em 16º na categoria de Ciências Humanas e Sociais(com curso em andamento)
Considerado o maior do gênero no Brasil, o Conic – Congresso Nacional de Iniciação Científica, foi realizado entre os dias 18 e 19 de novembro, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), na cidade de Santos (SP) e contou com 1.800 trabalhos inscritos por 2.641 alunos pesquisadores de todas as regiões do Brasil, dos quais 1.489 foram aprovados.
Postado: ASMM
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Lista aponta quais são as dez profissões mais felizes e as dez mais infelizes
Clérigos encabeçam a lista dos mais felizes |
O ranking é resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, veja o artigo no Link: Leia a matéria no uol.com.br
Fonte: site uol
REVISTA del Cresco
“Em
Mangas de Camisa” é uma publicação do Cresco (Centro Regional do
Salesiano Coadjuntor), da Ciudad de Guatemala. Esta publicação esteve
inativa durante um tempo e o seu relançamento aconteceu no final do mês
de julho.
A proposta da revista é possibilitar uma reflexão e criar uma identidade para toda a comunidade salesiana, com um foco maior no Salesiano Coadjuntor, em outras palavras, “irmão salesiano”.
Conheça um pouco mais sobre o trabalho do CRESCO no blog: http://crescoguatemala.blogspot.com/
A proposta da revista é possibilitar uma reflexão e criar uma identidade para toda a comunidade salesiana, com um foco maior no Salesiano Coadjuntor, em outras palavras, “irmão salesiano”.
Conheça um pouco mais sobre o trabalho do CRESCO no blog: http://crescoguatemala.blogspot.com/
Conheça um pouco mais desta publicação :Confira a Publicação
Referência Bibliográfica:
REVISTA del Cresco. Belo Horizonte: Inspetoria São João Bosco(ISJB) - SSCS, 26 set. 2011.
Nomeado novo superior da Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora (São Paulo - Brasil)
O Reitor-Mor, com o parecer do seu Conselho,
nomeou o P. Edson Donizetti Castilho como Superior da Inspetoria de Nossa
Senhora Auxiliadora, do Brasil-São Paulo (BSP), para o próximo sexênio. A
notícia foi divulgada ontem, 11 de dezembro de 2011, através de comunicado do
Centro inspetorial.
O P. Edson Donizetti Castilho nasceu em 1963 e no momento da sua nomeação era desde 2010, Reitor das oito Unidades do «Centro UNISAL de São Paulo» (Americana (2), Campinas (2), Lorena, São Paulo (2), Piracicaba); Vigário da Comunidade “S. Teresa do Menino Jesus, de São Paulo; e, desde 2009, Conselheiro Inspetorial. Sucede no cargo ao P. Marco Biaggi.
A cerimônia de posse dar-se-á no próximo 20 de dezembro, em São Paulo, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus.
Fonte: ANS - Roma
O P. Edson Donizetti Castilho nasceu em 1963 e no momento da sua nomeação era desde 2010, Reitor das oito Unidades do «Centro UNISAL de São Paulo» (Americana (2), Campinas (2), Lorena, São Paulo (2), Piracicaba); Vigário da Comunidade “S. Teresa do Menino Jesus, de São Paulo; e, desde 2009, Conselheiro Inspetorial. Sucede no cargo ao P. Marco Biaggi.
A cerimônia de posse dar-se-á no próximo 20 de dezembro, em São Paulo, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus.
Fonte: ANS - Roma
12 de dezembro dia de Nossa Senhor de Guadalupe
Nossa Senhora de Guadalupe |
Num sábado, no ano de 1531, a
Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, caminhava para a
cidade do México a fim de participar da catequese e da Santa Missa enquanto
estava na colina de Tepeyac , perto da capital. Este índio convertido chamava-se
Juan Diego (canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002).
Nossa Senhora disse então a Juan Diego que fosse até o bispo e lhe pedisse que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus.
O bispo local, usando de prudência, pediu um sinal da Virgem ao indígena que, somente na terceira aparição, foi concedido. Isso ocorreu quando Juan Diego buscava um sacerdote para o tio doente: "Escute, meu filho, não há nada que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua "tilma" (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita..."
O prelado viu não somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pintada prodigiosamente no manto do humilde indígena. Ele levou o manto com a imagem da Santíssima Virgem para a capela, e ali, em meio às lágrimas, pediu perdão a Nossa Senhora. Era o dia 12 de dezembro de 1531.
Uma linda confirmação deu-se quando Juan Diego fora visitar o seu tio, que sadio narrou: "Eu também a vi. Ela veio a esta casa e falou a mim. Disse-me também que desejava a construção de um templo na colina de Tepeyac e que sua imagem seria chamada de 'Santa Maria de Guadalupe', embora não tenha explicado o porquê". Diante de tudo isso muitos se converteram e o santuário foi construído.
O grande milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem. O tecido, feito de cacto, não dura mais de 20 anos e este já existe há mais de quatro séculos e meio. Durante 16 anos, a tela esteve totalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada e até hoje os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção.
No ano de 1971, alguns peritos inadvertidamente deixaram cair ácido nítrico sobre toda a pintura. E nem a força de um ácido tão corrosivo estragou ou manchou a imagem. Com a invenção e ampliação da fotografia descobriu-se que, assim como a figura das pessoas com as quais falamos se reflete em nossos olhos, da mesma forma a figura de Juan Diego, do referido bispo e do intérprete se refletiu e ficou gravada nos olhos do quadro de Nossa Senhora. Cientistas americanos chegaram à conclusão de que estas três figuras estampadas nos olhos de Nossa Senhora não são pintura, mas imagens gravadas nos olhos de uma pessoa viva.
Declarou o Papa Bento XIV, em 1754: "Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros... uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja... Deus não agiu assim com nenhuma outra nação".
Coroada em 1875 durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada "Padroeira de toda a América" pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945.
No dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou a Mãe Santíssima toda a América Latina, da qual a Virgem de Guadalupe é Padroeira.
Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!
Nossa Senhora disse então a Juan Diego que fosse até o bispo e lhe pedisse que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus.
O bispo local, usando de prudência, pediu um sinal da Virgem ao indígena que, somente na terceira aparição, foi concedido. Isso ocorreu quando Juan Diego buscava um sacerdote para o tio doente: "Escute, meu filho, não há nada que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua "tilma" (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita..."
O prelado viu não somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pintada prodigiosamente no manto do humilde indígena. Ele levou o manto com a imagem da Santíssima Virgem para a capela, e ali, em meio às lágrimas, pediu perdão a Nossa Senhora. Era o dia 12 de dezembro de 1531.
Uma linda confirmação deu-se quando Juan Diego fora visitar o seu tio, que sadio narrou: "Eu também a vi. Ela veio a esta casa e falou a mim. Disse-me também que desejava a construção de um templo na colina de Tepeyac e que sua imagem seria chamada de 'Santa Maria de Guadalupe', embora não tenha explicado o porquê". Diante de tudo isso muitos se converteram e o santuário foi construído.
O grande milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem. O tecido, feito de cacto, não dura mais de 20 anos e este já existe há mais de quatro séculos e meio. Durante 16 anos, a tela esteve totalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada e até hoje os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção.
No ano de 1971, alguns peritos inadvertidamente deixaram cair ácido nítrico sobre toda a pintura. E nem a força de um ácido tão corrosivo estragou ou manchou a imagem. Com a invenção e ampliação da fotografia descobriu-se que, assim como a figura das pessoas com as quais falamos se reflete em nossos olhos, da mesma forma a figura de Juan Diego, do referido bispo e do intérprete se refletiu e ficou gravada nos olhos do quadro de Nossa Senhora. Cientistas americanos chegaram à conclusão de que estas três figuras estampadas nos olhos de Nossa Senhora não são pintura, mas imagens gravadas nos olhos de uma pessoa viva.
Declarou o Papa Bento XIV, em 1754: "Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros... uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja... Deus não agiu assim com nenhuma outra nação".
Coroada em 1875 durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada "Padroeira de toda a América" pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945.
No dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou a Mãe Santíssima toda a América Latina, da qual a Virgem de Guadalupe é Padroeira.
Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!
Fonte: Canção Novahttp://www.cancaonova.com/santo
Parabéns Pe Glauco
No dia 10 de dezembro os salesianos, puderam comemorar e celebrar mais uma ordenação sacerdotal.
A Associação Salesiana Mamãe Maragarida quer agradecer ao casal Sebastião e Gloria pela entrega de seu filho a obra de Nosso Senhor Jesus Cristo em especial pelo trabalho evangelizador na Congregação Salesiana.
Que Nossa Senhora Auxiliadora abençõe o neo-sacerdote Pe. Glauco
Solenidade da Imaculada Conceição para os Salesianos
No ultimo dia
‘8 de Dezembro’, foi comemorada a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Data
muito querida e importante para o mundo salesiano. Em Valdocco, nos tempos de
Dom Bosco, o acontecimento era esperado, preparado e vivido com grande
intensidade. Em muitos ambientes salesianos se lembra o nascimento do Oratório
(de Dom Bosco) e faz-se o ‘cerchio mariano’ (círculo ou encontro mariano).
A história do carisma
salesiano, sobretudo a experiência dos primeiros anos de Valdocco, está
constelada de muitos ‘8 de dezembro’, nos quais se experienciou a presença
materna de Maria Imaculada e se concretizou a entrega de Dom Bosco e dos seus
filhos à Virgem Mãe: a bênção da primeira capela do oratório (1844); a abertura
do segundo oratório (1847); as novenas e festas em honra da Imaculada e a
grande solenidade por ocasião da proclamação do dogma mariano (1854); a
consagração de Domingos Sávio a Maria Imaculada (1854); o nascimento da
Companhia da Imaculada; a preservação de todos em meio à cólera (1854); a
proteção da casa do oratório de um – fulmíneo – raio (1861); a abertura da
última casa feita por Dom Bosco, em Liège, Bélgica, em honra do Santíssimo
Sacramento, exatamente no dia 8 de dezembro 1887. O hábito que tinha Dom Bosco de colocar eventos importantes nas imediações de datas litúrgicas, sobretudo marianas, não era uma estratégia clerical: exprimia a profunda convicção da presença de Maria em sua vida, na do Oratório e, depois, na da Congregação. O santo turinês gostava de dizer que “tudo nasceu de uma aula de catecismo”, recordando o encontro com Bartolomeu Garelli acontecido no dia 8 de dezembro de 1841, na sacristia da igreja de São Francisco de Assis, em Turim, como ele escreve nas ‘Memórias do Oratório’.
O Santo dos Jovens estava persuadido de que “todas as bênçãos caídas do Céu por intercessão de Maria, fossem fruto daquela primeira Ave-Maria dita com fervor e com reta intenção em companhia do jovenzinho Bartolomeu Garelli, na igreja de S. Francisco de Assis”.
Em muitas casas salesianas, a Família Salesiana se reúne às 12 horas em ‘Círculo mariano’, recitando juntos uma Ave-Maria. “É uma tradição que relembra a grande devoção que Dom Bosco nutriu por Maria e como o carisma salesiano seja nascido sob a proteção e a guia da Mãe de Deus – diz o P. Pierluigi Cameroni, Postulador geral para as causas dos santos da FS –
Confiemo-nos a Maria e peçamos-lhe nos obtenha a caridade pastoral que animou Dom Bosco em sua missão. Que do alto da cúpula da Basílica de Maria Auxiliadora, continue a abençoar-nos e a proteger-nos”.
Fonte:ANS – Roma
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Celebrando o dia de Mamãe Margarida
No ultimo
dia 25 de novembro a Associação Salesiana Mamãe Margarida participou da
celebração da missa comemorativa do dia de Mamãe Margarida.
O Presidente
da Celebração foi Pe.André Torres, e estiveram presentes a comunidade local com
alguns membros da Associação.
Levemos em
nossos corações seu exemplo de vida e santidade..
Luís
Roberto
Coordenador ASMM
Postado por ASMM
Assinar:
Postagens (Atom)