terça-feira, 31 de maio de 2011

Mulheres que foram além de seu tempo


Para encerrar o mês de maio, o Mês de Maria
Maria, mãe de Jesus
Nossa Senhora, Maria,  mãe de Jesus Cristo é reverenciada pela fé católica, desde os primeiros séculos, os cristãos têm dedicado especial reverência à Virgem Maria.
É prestado culto de veneração a Maria Santíssima(Virgem Maria) reconhecendo Ela como Mãe de Jesus e medianeira

Santa Gianna Beretta Molla
Gianna Beretta Molla (Magenta, 4 de outubro de 1922 — Milão, 28 de abril de 1962) foi uma médica italiana casada e mãe de família com quatro filhos, proclamada santa pela Igreja Católica. No dia 16 de maio de 2004, o Papa João Paulo II canonizou, isto é, incluiu no catálogo dos santos, a médica italiana Gianna Beretta Molla (1922-1962), que deu a vida por sua filha, preferindo morrer a praticar um aborto. Eis o trecho da homilia do Santo Padre relativo a essa mãe e mártir, que se tornou símbolo da luta pró-vida.
"Do amor divino, Gianna Beretta Molla foi uma mensageira simples, mas mais significativa do que nunca. Poucos dias antes do matrimônio, numa carta enviada ao futuro marido, escreveu: 'O amor é o sentimento mais bonito que o Senhor colocou na alma dos homens'."

Santa Rita
Santa Rita de Cássia, nascida Rita Lotti (Roccaporena, 1381 —Cássia, 22 de maio de 1457), foi uma monja agostiniana da diocese de Espoleto, Itália. Foi beatificada em 1627, canonizada em 1900
novembro do mesmo ano na capela da Comunidade Salesiana no Vaticano, no 150º aniversário de sua morte.

Bem-Aventurada Madre Teresa de Calcutá
Agnes Gonxha Bojaxhiu (Skopje, 26 de agosto de 1910 —Calcutá, 5 de setembro de 1997), conhecida mundialmente como Madre Teresa de Calcutá ou Beata Teresa de Calcutá, foi umamissionária católica albanesa, nascida naRepública da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação "Missionárias da Caridade", tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas".

Bem-Aventurada Irmã Dulce
Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, Bem-Aventurada Dulce dos Pobres(Salvador, 26 de maio de 1914 — Salvador, 13 de março de 1992), conhecida como Irmã Dulce, o Anjo bom da Bahia.

Venerável Margarida Occhiena
Dia 25 de Novembro celebramos Mamãe Margarida , mãe de São João Bosco.   Margarida Occhiena foi mulher forte, clara em suas idéias e desde pequena, recebeu de sua mãe D. Domingas um ensinamento valioso:   o amor ao trabalho aliado a oração, fundamentos sólidos de perfeição cristã, foi declarada venerável em 2006.   O decreto da Congregação para as Causas dos Santos reconhecendo as virtudes heróicas de Margherita Occhiena é de 23 de outubro  do mesmo ano.

Zilda Arns Neumann
Zilda Arns Neumann (Forquilhinha, 25 de agosto de 1934 — Porto Principe, 12 de janeiro de 2010) foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira.
Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo desenvolvido desde a sua fundação.

Fonte : wikipedia e sites católicos


sábado, 28 de maio de 2011

Momento Mamãe Margarida


Um olhar de DEUS

Era o olhar de Mamãe Margarida, seguia por toda parte os seus filhos. Se os mandava brincar nos prados vizinhos, advertia: “Lembre-se de que Deus os está sempre vendo”.
Se os via as vezes pensativos e receava que estivessem alimentando algum rancorzinho:”Deus os vê e até os seus pensamentos”.
E ela via Deus no universo na noite estrelada, dizia: ”Deus quem criou o mundo e pôs lá em cima tantas estrelas. Se o firmamento é tão belo, como não será o Paraíso”, e quando olhava o prado florido: ”Que coisas bonitas Nosso Senhor fez para nós!”
Na trovoada: “Como Deus é poderoso! Quem lhe pode resistir? A gente não deve nunca fazer pecado!”
Quando caia granizo: ”O Senhor deu-nos muitas coisas boas;  o Senhor no-las tira. Ele é o dono.  O que acontece é sempre o melhor.”
E sobre o pão cheiroso sobre a mesa: “Deus é pai de verdade, Ele nos dá o pão de cada dia. Pai nosso, que estais no céu.”
Pequenos textos sobre Mamãe Margarida que nos auxiliam na caminhada 
(retirados do livro Mãe de Dom Bosco - Fausto Curto)


quarta-feira, 25 de maio de 2011

ENTREVISTA COM PADRE TONINHO ASSESSOR DO SETOR JUVENTUDE DA CNBB



Breve Apresentação:
Nascido em Piracicaba, no dia 02/09/1962. P. Toninho é salesiano desde 1991, ordenado sacerdote em 20/12/1997. Como salesiano responde atualmente pela Pastoral Juvenil na Inspetoria de São Paulo, pela assessoria estadual e nacional junto aos salesianos, pela assessoria regional no Cone Sul. Desde 2006 é assessor da Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), Regional Sul 1. Sua formação acadêmica compreende: licenciatura em Filosofia e Pedagogia, bacharelado em Teologia e pós-graduação latu sensu em Ciências da Religião. Está concluindo, no momento, o mestrado em Pastoral Juvenil pela Universidade Salesiana do Equador. Em seu currículo constam mais de 40 participações em cursos de extensão universitária, seminários, simpósios, congressos, semanas de estudo, encontros, principalmente nas áreas da pedagogia e da pastoral juvenil. Em 2009 frequentou, em Roma, o Curso de Formação Permanente com qualificação em Missiologia.


Blog: Pe Hoje vc está assumindo um serviço na CNBB para assessorar a comissão da juventude, como você sente assumindo este trabalho?
Quais os desafios que você espera encontrar?


P. Toninho : -Me sinto como Discípulo e missionário de Jesus Cristo a serviço da Evangelização dos Jovens. Atingir toda juventude espalhadas nas várias Dioceses de nosso grande Brasil.


Blog: Como ficarão seus trabalhos na Inspetoria Salesiana de São Paulo?


P. Toninho : -Tudo encaminhado para o novo salesiano que será indicado pelo novo inspetor de 2012. Todos os projetos pastorais da inspetoria se encontra no POI (plano orgânico inspetorial). Esse projeto foi construído por salesianos e leigos de nossa inspetoria.

Blog: Sabemos que o senhor foi um dos idealizadores das missões salesianas aqui no estado, onde os jovens dedicam um tempo em diversas comunidades para levar a palavra a estas comunidades, e o jeito salesiano de ser para outros jovens. Estas missões continuarão, o senhor estará junto, como ficará esta atividade? Espera levá-la como sugestão para CNBB e assim poder realizá-la a nível nacional?

P. Toninho : -Todos os projetos continuarão. Principalmente as missões. Pretendo sim levar essa experiência para a Igreja do Brasil, pois acredito que o Documento de Aparecida veio confirmar esse trabalho que realizamos em nossa inspetoria.

Blog: E como ficas vocações salesianas já que esteve a frente sempre dinamizando esta pastoral a nível inspetorial, e até aqui como estão os resultados alcançados, são os esperados pelo senhor?

P. Toninho : -Como já disse acima, todos os projetos continuarão, pois o POI contempla principalmente as vocações.


Blog: Praticamente terminou um mestrado sobre juventude a pouco tempo, pode partilhar o que viu de mais importante?

P. Toninho: -O que pude perceber nessa pesquisa que há muitos jovens distantes de Deus. São muitas as tribos juvenis que criam e recriam deuses para tentar dar sentido a suas vidas. Eis aí um grande campo de missão.

Blog: Neste aspecto ainda juvenil, aprendeu mais sobre as relações dos jovens com a sociedade e o meio em que vivem, bem como a Igreja, hoje com toda esta experiência adquirida, Pe. Toninrho, pode indicar como os pais, a igreja e até mesmo a sociedade  pode ajudar os jovens.

P. Toninho: -Procurar estudar o fenômeno juvenil que muda muito rápido. Ser próximo dos filhos e se preocupar com eles. Não se cansar de colocar limites(mesmo que eles não gostem). Eles precisam saber que são amados. O resto é colocar nas mãos de Deus.

Blog: Pe toninho, para finalizar queremos que você deixe uma mensagem de Pe Salesiano que é aos Jovens e uma também para a Associação Salesiana Mamãe Margarida.

P. Toninho: -Dom Bosco aprendeu que Deus colocou-nos no para os outros. Todos os jovens trazem dentro de si um grande desejo de ser feliz, cabe a nós adultos propor para eles a verdadeira felicidade, aquela que vem de Deus. Mamãe Margarida presenteou a igreja ensinando Joãozinho Bosco que a verdadeira felicidade vinha de Deus e da Virgem Maria. Desejo que todos façam essa experiência de felicidade.
Que Nossa Senhora Auxiliadora abençoe a todos. Amém
24 de maio de 2011.

Abraço fraterno,
P. Toninho,SDB