quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
PARABÉNS - Sucessor de Dom Bosco festeja mais um ano de vida
Parabéns Pe. Pascual Chávez Villanueva, reitor-mor dos
Salesianos de Dom Bosco, completou no dia 20 de dezembro completou 64
anos.
Nasceu em
1947 na cidade de San Luis Potosí, México, e atualmente representa a figura do
fundador dos Salesianos.
Foi eleito pelo Capítulo Geral 25°, no dia 3 de abril de 2002; o nono sucessor de Dom Bosco, Pe. Pascual Chávez tem a missão ser um ministro em três unidades: sucessor de Dom Bosco, Pai de todos, centro de unidade da Família.
Foi eleito pelo Capítulo Geral 25°, no dia 3 de abril de 2002; o nono sucessor de Dom Bosco, Pe. Pascual Chávez tem a missão ser um ministro em três unidades: sucessor de Dom Bosco, Pai de todos, centro de unidade da Família.
“O
Reitor-Mor sucessor de Dom Bosco, e assim ser um vínculo ininterrupto o prende
Sua pessoa e o torna idôneo a representá-lo hoje de maneira viva." (Carta
di Comunione, 9)
A
Associação Salesiana Mamãe Maragarida ora pelo Pe Pascual Chaves e deseja que
ele continue sendo a real presença de Dom Bosco para toda família Salesiana e
para a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Sucessores de Dom Bosco:
Pe. Rua Michele Beato – Reitor-Mor 1888 – 1910
Pe. Albera Paolo – Reitor-Mor 1910 – 1921
Pe. Rinaldi Filippo Beato – Reitor-Mor 1922 – 1931
Pe. Ricaldone Pietro – Reitor-Mor 1932 – 1951
Pe. Ziggiotti Renato – Reitor-Mor 1952 – 1965
Pe. Ricceri Luigi – Reitor-Mor 1965 – 1977
Pe. Vigano Egidio – Reitor-Mor 1977 – 1995
Pe. Vecchi Juan – Reitor-Mor 1995 – 2002
FONTE: (link) www.salesianos.br
Aniversário do Nascimento da Congregação Salesiana
Aconteceu no dia 18 de dezembro a Congregação Salesiana
comemorou mais um ano de vida, veja no link (Inspetoria São João Bosco) o texto em italiano que retratam os
primeiros passos de uma igreja pra a juventude.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Catequese do Papa Bento XVI
“O Natal, de fato, não é simplesmente o aniversário do nascimento de Jesus, é isso também, mas é mais que isso, é a celebração de um Mistério que marcou e continua a marcar a história do homem: o próprio Deus veio habitar em meio a nós (cfr Jo 1,14), se fez um de nós; um Mistério que afeta nossa fé e nossa existência; um Mistério que vivemos concretamente na Celebração Litúrgica, especialmente na Santa Missa", explica o Pontífice.
Mas como viver hoje o Natal? Bento XVI lembra que o Salmo Responsorial da Missa de Natal diz "Hoje nasceu para nós o Salvador". Esse advérbio de tempo “hoje” aparece mais vezes nas celebrações natalinas mostrando que tal acontecimento ultrapassa os limites do espaço e do tempo e se torna atual, presente, e o seu efeito é contínuo, mesmo com o passar dos dias, dos anos e dos séculos.
"Indicando que Jesus nasce 'hoje', a Liturgia não usa uma frase sem sentido, mas destaca que este Nascimento investe e permeia toda a história, e permanece uma realidade, na qual, também hoje, podemos alcançar”, destaca o Papa.
Deus está entre nós
A celebração do Natal renova a certeza que Deus está realmente presente em meio a humanidade, ele se faz carne naquele Menino nascido em Belém. “Nós podemos encontrá-lo agora, num 'hoje' que não acabou”, reforça o Santo Padre.
Ao repetir “hoje nasceu para nós o Salvador” não é usada uma expressão vaga e convencional, mas ressalta que Deus oferece "hoje, agora, a cada um a possibilidade de reconhecê-lo e acolhê-lo, como fizeram os pastores em Belém, porque Ele nasceu também na vida de cada um e a renova, e ilumina com a Sua graça, com a Sua presença".
"Hoje, o autor do mundo foi gerado do ventre de uma virgem: aquele que fez todas as coisas se fez filho de uma mulher que ele mesmo criou. Hoje o Verbo de Deus apareceu revestido de carne e, enquanto jamais foi visível aos olhos humanos, se torna, além de visível, palpável", disse o Papa ao recordar as palavras de São Leão Magno.
Natal e Páscoa: dois eventos de uma única obra de redenção
Bento XVI sublinha ainda outro aspecto: o Nascimento de Cristo, em Belém, à luz do Mistério Pascal: um e outro são parte de uma única obra de redenção de Cristo.
“A Encarnação e o nascimento de Jesus nos convidam já a voltar o olhar em direção a Sua morte e a Sua ressurreição: o Natal e a Páscoa são do mesmo modo festa de redenção”, esclarece o Pontífice.
A Páscoa, explica o Papa, é celebrada como vitória sobre o pecado e sobre a morte, a entrada de Deus na história, fazendo-se homem para levar novamente o homem a Deus.
“No Natal nós encontramos a ternura e o amor de Deus que está acima de nossos limites, nossas fraquezas, nossos pecados e que se abaixa até nós. São Paulo afirma que Jesus Cristo, "sendo ele de condição divina (...) esvaziou-se a si mesmo, tomando a condição de servo, fazendo-se semelhante aos homens" (Fl 2,6-7), ressalta o Pontífice.
Eucaristia: momento central do Natal
Bento XVI reforça que na Celebração Eucarística, momento central do Santo Natal, está presente de maneira real Jesus, verdadeiro Pão que desceu do Céu, verdadeiro Cordeiro sacrificado para a salvação da humanidade.
"Sobretudo, contemplemos e vivamos este Mistério na celebração da Eucaristia, centro do Santo Natal; ali está presente de maneira real Jesus", descata.
Saudação em português
Ao final da Catequese, o Papa deixou seus votos de Natal aos peregrinos de língua portuguesa: "Desejo a todos vós e às vossas famílias um Natal verdadeiramente cristão, de tal modo que os votos de "Boas Festas, que ides trocar uns com os outros, sejam expressão da alegria que sentis por saber que Deus está no meio de nós e deseja percorrer conosco o caminho da vida. Para todos, um santo Natal e um bom Ano Novo, repleto das bênçãos do Deus Menino!”.
Veja a catequese do Papa BentoXVI na integra
Fonte:cancao nova noticias
Veja a posse em São Paulo o novo inspetor salesiano
P. Edson Donizetti Castilho tomou posse o novo inspetor de São Paulo, na manhã de terça-feira, 20/12, no Santuário do Coração de Jesus em São Paulo. Cerca de 400 pessoas – entre salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, integrantes de outros grupos da Família Salesiana, funcionários, amigos e familiares do P. Edson – participaram da celebração eucarística em que o P. Marco Biaggi, inspetor nos últimos seis anos, fez oficialmente a passagem do cargo ao P. Edson com a entrega simbólica da estátua de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da Inspetoria de São Paulo.
Com a afirmação de que “A Inspetoria está no coração de Dom Bosco. Consagrada a Maria Auxiliadora, ela foi pensada e querida pelo nosso fundador”, o vice-inspetor P. Ronaldo Zacharias falou durante a homilia da missa, em que tomou como inspiração “a oração enviada pelo P. Marco para a escolha do novo inspetor”, e que foi rezada por várias semanas por todas as comunidades.
“Na nossa oração pedimos que o novo inspetor, no exercício da caridade pastoral, visasse a formação de uma comunidade inspetorial fraterna e apostólica e que, com a ajuda do seu conselho, fosse capaz de animar toda a Família Salesiana, favorecendo o sentido de pertença de todos e de cada um”, disse P. Ronaldo. Continuando sua fala , ele salientou: “A Inspetoria é nossa. Fazemos parte dela. Ou melhor, somos a Inspetoria. Precisamos caminhar como comunidade inspetorial, todos olhando para a mesma direção, mesmo não fazendo as mesmas coisas”.
Congratulando o novo inspetor, ele recordou os presentes que “unidade na diversidade, empenho na própria santificação, paixão apostólica, primado de Deus, vida verdadeiramente fraterna, amor a Dom Bosco e a Maria Auxiliadora são tarefas que dependem de todos nós. Ao celebrarmos a festa da sua acolhida, queremos oferecer-lhe este presente: o empenho concreto em fazer com que tudo isto se torne realidade”. E concluiu: “Somente assim tudo o que pedimos a Deus nos meses passados se tornará realidade entre nós”.
Antes de assumir como inspetor salesiano, P. Edson era o reitor do Centro UNISAL. Esse empenho será assumido agora pelo P. Ronaldo, que continua como vice-inspetor, e sua posse como reitor acontecerá em janeiro, em data ainda não confirmada. Quanto ao P. Marco, irá trabalhar na comunidade salesiana de Americana.
Fonte:http://salesianos.com.br/Noticias
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Congratulações a Inspetoria Salesiana de São Paulo pela posse do novo Inspetor
Associação
Salesiana Mamãe Margarida quer agradecer ao Pe Marco Biaggi pelo trabalho
dedicado que teve durante estes anos a frente da Inspetoria Salesiana de São Paulo,
agradecemos pelo olhar carinhoso dirigido a Associação.
Nosso muito
obrigado Pe.. Marco Biaggi.
Queremos
aproveitar para desejar ao novo Inspetor Pe. Edson, que Nossa Senhora olhe pelo
senhor em todos momentos auxiliando a sua caminhada nesta inspetoria.Nossa
Associação estará orando por você.
Que Deus pela intercessão de Nossa Senhora o abençoe
muito nesta nova missão, ser o rosto de
Dom Bosco que reflete Jesus para seu povo.
ASMM
Parabéns Padre Ivan Tomasetto
Parabéns
Pe. Ivan pela Ordenação Presbiteral , nossa Associação estará orando para que
seu sacerdócio seja cheio de graças e esperança para muitas pessoas principalmente
para os jovens
ASMM
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
RECONHECIMENTO e QUALIDADE - Percorrendo o mundo Salesiano
Veja
alguns pontos da qualidade salesiana marca registrada de Dom Bosco para o
mundo.
Faculdade Católica
Salesiana do Espírito Santo
Depois de ser classificada
entre as 100 melhores Instituições de Ensino Superior do país quando o assunto
é a nota dos alunos no Enade 2010, a Faculdade Católica Salesiana do Espírito
Santo teve quatro cursos estrelados pelo Guia do Estudante – Melhores
Universidades, reconhecendo e atestando a qualidade dos cursos oferecidos pela
instituição.
O Guia do Estudante é uma publicação nacional produzida pela Editora Abril, que visa orientar os vestibulandos e estudantes sobre os melhores cursos superiores do país. Os cursos da Católica estrelados pelo Guia foram Administração, Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social.
O Guia do Estudante é uma publicação nacional produzida pela Editora Abril, que visa orientar os vestibulandos e estudantes sobre os melhores cursos superiores do país. Os cursos da Católica estrelados pelo Guia foram Administração, Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social.
Fonte: Faculdade Católica
DOUTORADO Honoris Causa
Reitor-mor
dos salesianos recebe o título por dedicar a sua vida aos pobres e aos
marginalizados
Em novembro, na cidade de
Lublin, Polônia, a Universidade Católica João Paulo II outorgou ao Pe. Pascual
Chávez Villaneuva, Reitor-Mor dos Salesianos, o Doutorado ‘Honoris Causa’. A
cerimônia realizou-se no âmbito da Conferência Internacional de Estudos ‘Formar
bons cristãos e honestos cidadãos’.
A cerimônia de entrega, feita na superlotada Aula João Paulo II, foi aberta pela saudação do Professor Stanisław Wilk, salesiano, Reitor da Universidade, e dando à leitura a deliberação do Senado da Universidade, tomada em 29 de setembro de 2011: «Conferindo a láurea ‘honoris causa’, a Universidade Católica João Paulo II, de Lublin, deseja expressar a estima e o reconhecimento para com a atividade do P. Pascual Chávez Villanueva SDB, que tem dedicado toda a sua vida aos pobres e aos marginalizados, inspirando iniciativas e participando em atividades educativas pela juventude, em todo o mundo. Ele demonstra em suas obras que para seguir a verdade na vida e para testemunhar aos jovens a presença de Jesus Cristo é preciso antes conhecê-lo, viver a seu lado, tornar-se seu amigo. Justifica a atualidade do sistema preventivo de São João Bosco baseado na fé, na razão e no amor, em complexos contextos de interculturalidade, como também sublinha o influxo do Santo no desenvolvimento integral da pessoa humana, dando um maior relevo à vida religiosa e social”.
A cerimônia de entrega, feita na superlotada Aula João Paulo II, foi aberta pela saudação do Professor Stanisław Wilk, salesiano, Reitor da Universidade, e dando à leitura a deliberação do Senado da Universidade, tomada em 29 de setembro de 2011: «Conferindo a láurea ‘honoris causa’, a Universidade Católica João Paulo II, de Lublin, deseja expressar a estima e o reconhecimento para com a atividade do P. Pascual Chávez Villanueva SDB, que tem dedicado toda a sua vida aos pobres e aos marginalizados, inspirando iniciativas e participando em atividades educativas pela juventude, em todo o mundo. Ele demonstra em suas obras que para seguir a verdade na vida e para testemunhar aos jovens a presença de Jesus Cristo é preciso antes conhecê-lo, viver a seu lado, tornar-se seu amigo. Justifica a atualidade do sistema preventivo de São João Bosco baseado na fé, na razão e no amor, em complexos contextos de interculturalidade, como também sublinha o influxo do Santo no desenvolvimento integral da pessoa humana, dando um maior relevo à vida religiosa e social”.
Fonte:ANS
Vaticano - Inspetor do Uruguai nomeado Bispo Auxiliar de
Montevidéu
(ANS – Cidade do Vaticano) – O Santo Padre nomeou o salesiano P. Daniel
Fernando Sturla Berhouet como Bispo Auxiliar de Montevidéu (Uruguai),
designando-lhe a sede titular de Felbes.
O P. Daniel
Fernando Sturla Berhouet, nascido em 4 de julho de 1959, em Montevidéu, feito o
noviciado em Manga (Montevidéu), pronunciou os primeiros votos religiosos na
Congregação salesiana em 31 de janeiro de 1980.
Depois de obter
o Bacharelado em Direito Civil no Instituto João XXIII, estudou Filosofia e
Ciências da Educação no Instituto Miguel Rua, dos Salesianos, em Montevidéu.
Foi ordenado de sacerdote no dia 21 de novembro de 1987.
Fonte: ANS
Nasce a Rede Salesiana Brasil
Fruto de experiências de ações conjuntas
entre salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora, nasce em Brasília no dia 22/11
a Rede Salesiana BrasilNo dia 22/11, terça-feira, foi fundada oficialmente em Brasília a Rede Salesiana Brasil (RSB), uma nova associação legalmente constituída que irá articular atividades comuns entre os Salesianos de Dom Bosco e as Filhas de Maria Auxiliadora. Essa nova rede nasce a partir de experiências de ações conjuntas bem sucedidas, entre as quais a implantação há quase 10 anos da Rede Salesiana de Escolas, com a articulação das escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental e Médio em todo o país.
Fonte:Salesianos - SP
Lorena: Salesiano participa do CONIC
Salesiano José Rodolfo, da UNISAL de Lorena do aluno curso de filosofia, participou do Conic e foi classificado em 16º na categoria de Ciências Humanas e Sociais(com curso em andamento)
Considerado o maior do gênero no Brasil, o Conic – Congresso Nacional de Iniciação Científica, foi realizado entre os dias 18 e 19 de novembro, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), na cidade de Santos (SP) e contou com 1.800 trabalhos inscritos por 2.641 alunos pesquisadores de todas as regiões do Brasil, dos quais 1.489 foram aprovados.
Postado: ASMM
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Lista aponta quais são as dez profissões mais felizes e as dez mais infelizes
Clérigos encabeçam a lista dos mais felizes |
O ranking é resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, veja o artigo no Link: Leia a matéria no uol.com.br
Fonte: site uol
REVISTA del Cresco
“Em
Mangas de Camisa” é uma publicação do Cresco (Centro Regional do
Salesiano Coadjuntor), da Ciudad de Guatemala. Esta publicação esteve
inativa durante um tempo e o seu relançamento aconteceu no final do mês
de julho.
A proposta da revista é possibilitar uma reflexão e criar uma identidade para toda a comunidade salesiana, com um foco maior no Salesiano Coadjuntor, em outras palavras, “irmão salesiano”.
Conheça um pouco mais sobre o trabalho do CRESCO no blog: http://crescoguatemala.blogspot.com/
A proposta da revista é possibilitar uma reflexão e criar uma identidade para toda a comunidade salesiana, com um foco maior no Salesiano Coadjuntor, em outras palavras, “irmão salesiano”.
Conheça um pouco mais sobre o trabalho do CRESCO no blog: http://crescoguatemala.blogspot.com/
Conheça um pouco mais desta publicação :Confira a Publicação
Referência Bibliográfica:
REVISTA del Cresco. Belo Horizonte: Inspetoria São João Bosco(ISJB) - SSCS, 26 set. 2011.
Nomeado novo superior da Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora (São Paulo - Brasil)
O Reitor-Mor, com o parecer do seu Conselho,
nomeou o P. Edson Donizetti Castilho como Superior da Inspetoria de Nossa
Senhora Auxiliadora, do Brasil-São Paulo (BSP), para o próximo sexênio. A
notícia foi divulgada ontem, 11 de dezembro de 2011, através de comunicado do
Centro inspetorial.
O P. Edson Donizetti Castilho nasceu em 1963 e no momento da sua nomeação era desde 2010, Reitor das oito Unidades do «Centro UNISAL de São Paulo» (Americana (2), Campinas (2), Lorena, São Paulo (2), Piracicaba); Vigário da Comunidade “S. Teresa do Menino Jesus, de São Paulo; e, desde 2009, Conselheiro Inspetorial. Sucede no cargo ao P. Marco Biaggi.
A cerimônia de posse dar-se-á no próximo 20 de dezembro, em São Paulo, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus.
Fonte: ANS - Roma
O P. Edson Donizetti Castilho nasceu em 1963 e no momento da sua nomeação era desde 2010, Reitor das oito Unidades do «Centro UNISAL de São Paulo» (Americana (2), Campinas (2), Lorena, São Paulo (2), Piracicaba); Vigário da Comunidade “S. Teresa do Menino Jesus, de São Paulo; e, desde 2009, Conselheiro Inspetorial. Sucede no cargo ao P. Marco Biaggi.
A cerimônia de posse dar-se-á no próximo 20 de dezembro, em São Paulo, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus.
Fonte: ANS - Roma
12 de dezembro dia de Nossa Senhor de Guadalupe
Nossa Senhora de Guadalupe |
Num sábado, no ano de 1531, a
Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, caminhava para a
cidade do México a fim de participar da catequese e da Santa Missa enquanto
estava na colina de Tepeyac , perto da capital. Este índio convertido chamava-se
Juan Diego (canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002).
Nossa Senhora disse então a Juan Diego que fosse até o bispo e lhe pedisse que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus.
O bispo local, usando de prudência, pediu um sinal da Virgem ao indígena que, somente na terceira aparição, foi concedido. Isso ocorreu quando Juan Diego buscava um sacerdote para o tio doente: "Escute, meu filho, não há nada que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua "tilma" (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita..."
O prelado viu não somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pintada prodigiosamente no manto do humilde indígena. Ele levou o manto com a imagem da Santíssima Virgem para a capela, e ali, em meio às lágrimas, pediu perdão a Nossa Senhora. Era o dia 12 de dezembro de 1531.
Uma linda confirmação deu-se quando Juan Diego fora visitar o seu tio, que sadio narrou: "Eu também a vi. Ela veio a esta casa e falou a mim. Disse-me também que desejava a construção de um templo na colina de Tepeyac e que sua imagem seria chamada de 'Santa Maria de Guadalupe', embora não tenha explicado o porquê". Diante de tudo isso muitos se converteram e o santuário foi construído.
O grande milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem. O tecido, feito de cacto, não dura mais de 20 anos e este já existe há mais de quatro séculos e meio. Durante 16 anos, a tela esteve totalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada e até hoje os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção.
No ano de 1971, alguns peritos inadvertidamente deixaram cair ácido nítrico sobre toda a pintura. E nem a força de um ácido tão corrosivo estragou ou manchou a imagem. Com a invenção e ampliação da fotografia descobriu-se que, assim como a figura das pessoas com as quais falamos se reflete em nossos olhos, da mesma forma a figura de Juan Diego, do referido bispo e do intérprete se refletiu e ficou gravada nos olhos do quadro de Nossa Senhora. Cientistas americanos chegaram à conclusão de que estas três figuras estampadas nos olhos de Nossa Senhora não são pintura, mas imagens gravadas nos olhos de uma pessoa viva.
Declarou o Papa Bento XIV, em 1754: "Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros... uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja... Deus não agiu assim com nenhuma outra nação".
Coroada em 1875 durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada "Padroeira de toda a América" pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945.
No dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou a Mãe Santíssima toda a América Latina, da qual a Virgem de Guadalupe é Padroeira.
Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!
Nossa Senhora disse então a Juan Diego que fosse até o bispo e lhe pedisse que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus.
O bispo local, usando de prudência, pediu um sinal da Virgem ao indígena que, somente na terceira aparição, foi concedido. Isso ocorreu quando Juan Diego buscava um sacerdote para o tio doente: "Escute, meu filho, não há nada que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua "tilma" (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita..."
O prelado viu não somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pintada prodigiosamente no manto do humilde indígena. Ele levou o manto com a imagem da Santíssima Virgem para a capela, e ali, em meio às lágrimas, pediu perdão a Nossa Senhora. Era o dia 12 de dezembro de 1531.
Uma linda confirmação deu-se quando Juan Diego fora visitar o seu tio, que sadio narrou: "Eu também a vi. Ela veio a esta casa e falou a mim. Disse-me também que desejava a construção de um templo na colina de Tepeyac e que sua imagem seria chamada de 'Santa Maria de Guadalupe', embora não tenha explicado o porquê". Diante de tudo isso muitos se converteram e o santuário foi construído.
O grande milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem. O tecido, feito de cacto, não dura mais de 20 anos e este já existe há mais de quatro séculos e meio. Durante 16 anos, a tela esteve totalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada e até hoje os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção.
No ano de 1971, alguns peritos inadvertidamente deixaram cair ácido nítrico sobre toda a pintura. E nem a força de um ácido tão corrosivo estragou ou manchou a imagem. Com a invenção e ampliação da fotografia descobriu-se que, assim como a figura das pessoas com as quais falamos se reflete em nossos olhos, da mesma forma a figura de Juan Diego, do referido bispo e do intérprete se refletiu e ficou gravada nos olhos do quadro de Nossa Senhora. Cientistas americanos chegaram à conclusão de que estas três figuras estampadas nos olhos de Nossa Senhora não são pintura, mas imagens gravadas nos olhos de uma pessoa viva.
Declarou o Papa Bento XIV, em 1754: "Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros... uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja... Deus não agiu assim com nenhuma outra nação".
Coroada em 1875 durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada "Padroeira de toda a América" pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945.
No dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou a Mãe Santíssima toda a América Latina, da qual a Virgem de Guadalupe é Padroeira.
Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!
Fonte: Canção Novahttp://www.cancaonova.com/santo
Parabéns Pe Glauco
No dia 10 de dezembro os salesianos, puderam comemorar e celebrar mais uma ordenação sacerdotal.
A Associação Salesiana Mamãe Maragarida quer agradecer ao casal Sebastião e Gloria pela entrega de seu filho a obra de Nosso Senhor Jesus Cristo em especial pelo trabalho evangelizador na Congregação Salesiana.
Que Nossa Senhora Auxiliadora abençõe o neo-sacerdote Pe. Glauco
Solenidade da Imaculada Conceição para os Salesianos
No ultimo dia
‘8 de Dezembro’, foi comemorada a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Data
muito querida e importante para o mundo salesiano. Em Valdocco, nos tempos de
Dom Bosco, o acontecimento era esperado, preparado e vivido com grande
intensidade. Em muitos ambientes salesianos se lembra o nascimento do Oratório
(de Dom Bosco) e faz-se o ‘cerchio mariano’ (círculo ou encontro mariano).
A história do carisma
salesiano, sobretudo a experiência dos primeiros anos de Valdocco, está
constelada de muitos ‘8 de dezembro’, nos quais se experienciou a presença
materna de Maria Imaculada e se concretizou a entrega de Dom Bosco e dos seus
filhos à Virgem Mãe: a bênção da primeira capela do oratório (1844); a abertura
do segundo oratório (1847); as novenas e festas em honra da Imaculada e a
grande solenidade por ocasião da proclamação do dogma mariano (1854); a
consagração de Domingos Sávio a Maria Imaculada (1854); o nascimento da
Companhia da Imaculada; a preservação de todos em meio à cólera (1854); a
proteção da casa do oratório de um – fulmíneo – raio (1861); a abertura da
última casa feita por Dom Bosco, em Liège, Bélgica, em honra do Santíssimo
Sacramento, exatamente no dia 8 de dezembro 1887. O hábito que tinha Dom Bosco de colocar eventos importantes nas imediações de datas litúrgicas, sobretudo marianas, não era uma estratégia clerical: exprimia a profunda convicção da presença de Maria em sua vida, na do Oratório e, depois, na da Congregação. O santo turinês gostava de dizer que “tudo nasceu de uma aula de catecismo”, recordando o encontro com Bartolomeu Garelli acontecido no dia 8 de dezembro de 1841, na sacristia da igreja de São Francisco de Assis, em Turim, como ele escreve nas ‘Memórias do Oratório’.
O Santo dos Jovens estava persuadido de que “todas as bênçãos caídas do Céu por intercessão de Maria, fossem fruto daquela primeira Ave-Maria dita com fervor e com reta intenção em companhia do jovenzinho Bartolomeu Garelli, na igreja de S. Francisco de Assis”.
Em muitas casas salesianas, a Família Salesiana se reúne às 12 horas em ‘Círculo mariano’, recitando juntos uma Ave-Maria. “É uma tradição que relembra a grande devoção que Dom Bosco nutriu por Maria e como o carisma salesiano seja nascido sob a proteção e a guia da Mãe de Deus – diz o P. Pierluigi Cameroni, Postulador geral para as causas dos santos da FS –
Confiemo-nos a Maria e peçamos-lhe nos obtenha a caridade pastoral que animou Dom Bosco em sua missão. Que do alto da cúpula da Basílica de Maria Auxiliadora, continue a abençoar-nos e a proteger-nos”.
Fonte:ANS – Roma
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Celebrando o dia de Mamãe Margarida
No ultimo
dia 25 de novembro a Associação Salesiana Mamãe Margarida participou da
celebração da missa comemorativa do dia de Mamãe Margarida.
O Presidente
da Celebração foi Pe.André Torres, e estiveram presentes a comunidade local com
alguns membros da Associação.
Levemos em
nossos corações seu exemplo de vida e santidade..
Luís
Roberto
Coordenador ASMM
Postado por ASMM
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Entrevista com Diácono Glauco
Nosso blog,
fez algumas perguntas ao Salesiano Diac. Glauco que será ordenado Presbítero,
na Paróquia Sagrada Família na cidade de São José dos Campos, no próximo dia 10
de dezembro. Confira mais esta entrevista:
ASMM
P/ Glauco: Porque o
lema:” Aqui estou, Envia-me”?
Diac.
Glauco: Este lema expressa a reflexão que iluminou todo o meu discernimento
vocacional desde últimos anos de formação e preparação para a vida salesiana e
sacerdotal: estar totalmente disponível para a missão de ser sinal e portador
do amor de Deus para os jovens.
ASMM
P/ Glauco: Qual sua
expectativa, depois de uma grande caminhada formativa como esta o coração?
Diac.
Glauco: Trago em meu coração uma profunda e serena alegria que brota da certeza
de estar respondendo ao chamado do Senhor. O sacramento da Ordem é uma graça
que nos envia para um serviço: a grande expectativa é a de corresponder da
melhor forma possível a este chamado, no exercício da missão e no testemunho do
amor de Deus no meio das pessoas.
ASMM
P/ Glauco:
Conte-nos um pouco da sua caminhada e seu discernimento vocacional. Qual foi a
hora real que você disse sim é isto que eu quero pra minha vida?
Diac.
Glauco: É difícil identificar um momento único em que a certeza do chamado tenha
se concretizado. Minha resposta vocacional foi construída progressivamente,
desde as primeiras inquietações que sentia enquanto participava, como
adolescente e como jovem, da minha paróquia de origem, até os momentos mais
decisivos de discernimento e de decisão para iniciar uma experiência vocacional
com os salesianos.
O meu grande desejo sempre foi o
de dedicar 100% da minha vida para anunciar a Palavra de Deus, especialmente
para os jovens. A possibilidade de ser religioso, que até antes dos meus
20 anos eu nunca havia considerado, foi amadurecendo aos poucos até o
momento que resolvi fazer uma experiência vocacional concreta com os
salesianos.
ASMM
P/ Glauco: Entre
tantas congregações e especialmente você que viveu e cresceu em uma paróquia
diocesana, porque escolheu ser salesiano?
Diac.
Glauco: Na verdade, diante da idéia de responder ao chamado de Deus, a primeira
possibilidade que se apresentou foi a de conhecer a vocação do padre diocesano.
Como você disse, cresci em uma paróquia diocesana, a paróquia de Santana, aqui
em São José dos Campos.
No entanto, enquanto fazia os
encontros diocesanos, tive contato com uma biografia de Dom Bosco. A leitura me
fez conhecer a pessoa e a obra de Dom Bosco, com quem tive uma grande
identificação. Senti a necessidade de saber mais sobre ele e sua congregação.
Foi quando entrei em contato com os salesianos de São José dos Campos, que me
encaminharam ao Pe. Benedito Spinosa, que respondia na época pela animação
vocacional de nossa Inspetoria Salesiana de São Paulo.
ASMM
P/ Glauco: Você já sabe qual o trabalho que irá realizar após a ordenação,
pode nos contar e também dizer sua expectativa em relação a ele?
Diac.
Glauco: Ainda
aguardo a confirmação da Inspetoria a respeito de onde devo trabalhar em 2012.
Mas como já disse, a maior expectativa, seja onde for e qual seja o trabalho da
casa, é ser um pastor-educador segundo o coração de Cristo. É ser um outro Dom
Bosco para os jovens, seja qual for a missão que nos seja confiada.
ASMM
P/ Glauco: Mande
uma mensagem para os jovens em geral e também para aqueles que estão a procura
da vocação.
Diac.
Glauco: Repito as palavras de João Paulo II: "Não tenhais medo!".
Tenham coragem para viver intensamente a vida, não temendo propor para si
mesmos ideais altos como a santidade, por exemplo. Esta é a nossa grande
vocação, a razão pela qual Deus nos criou.
Domingos Sávio dizia aos
colegas novatos do oratório que ali a santidade consistia em estar
sempre alegres. Vivam a sua fé com a alegria e vocês serão testemunhas
verdadeiras do amor de Cristo para os seus amigos e para as pessoas que convivem
com você. O restante, virá por consequencia deste caminho.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Entrevista com Diácono Ivan
Adicionar legenda |
Na
expectativa da ordenação presbiteral, do Diácono Ivan Tomasetto SDB, pedimos que
ele respondesse algumas perguntas para nosso Blog. Confira abaixo:
ASMM
P Ivan: Quando será
sua ordenação e seu lema?
Diac.
Ivan : Será no dia 17 de dezembro de 2011 na cidade de Buri (SP) as 10h na
Igreja Matriz de São Roque.
“Eis que
venho, com alegria, fazer vossa vontade, Senhor. (Sl 39,9)
ASMM
P Ivan: Porquê este
lema, o que ele lhe compromete na sua vida sacerdotal?
Diac.
Ivan : Assumi esse
lema no primeiro ano junto aos Salesianos. Ele foi, também, o lema da turma no
noviciado. Momento bastante marcante para nós salesianos, pois é o ano que
somos aceitos como membros da família salesiana fazendo os nossos primeiros
votos.
Minha
vida é marcada pela alegria e pelo sincero desejo de fazer a vontade de Deus.
Por serem dois valores que dão sentido a minha vida, a escolha do lema foi à
melhor possível. Neles estão o meu comprometimento de dar testemunho de Deus na
alegria, continuando o projeto de Dom Bosco na vocação sacerdotal.
ASMM P Ivan: Conte-nos um pouco do seu
discernimento vocacional, porque ser salesiano? E porque ser padre?
Diac. Ivan : Alimentava
o desejo de ser sacerdote antes de conhecer os salesianos, porém, com a chegada
da semana missionária em Buri, essa vontade encontrou um sentido ainda maior.
Uniu o ser sacerdote com a possibilidade de ser missionário para os jovens. Ser
padre para os jovens e a possibilidade de ser missionário dão sentido a minha
vocação de entrega a Deus.
ASMM P Ivan: Você se vê em Dom Bosco, em qual aspecto?
Diac.
Ivan : Dom Bosco é
conhecido como o santo da alegria e pai dos jovens. Estes são dois aspectos que
me identifico com Dom Bosco. A alegria de estar junto dos jovens testemunhando
o amor do Pai.
ASMM
P Ivan: O que você
espera realizar como padre?
Diac.
Ivan : Espero ser
fiel a Deus, realizar a sua vontade e anunciar seu amor e a sua presença no
meio de nós, por meio do testemunho, da Palavra e da Eucaristia.
ASMM
P Ivan: Pedimos que
você mande uma mensagem para os jovens e também uma outra para aqueles que
querem ingressar na vida religiosa.
Diac.
Ivan : Os jovens possuem e sempre terão uma importância muito grande na
transformação do mundo. A sua força, a sua esperança são fundamentais na
construção de um mundo mais humano e fraterno. Para o cristão, toda a
transformação, seja ela, pessoal ou comunitário, passa pelo grau de amizade com
Jesus Cristo. Na continua amizade com Jesus Cristo tudo será possível. Assim,
as limitações não são obstáculos e nem a força ou a inteligência são garantias
de vitória, mas elas - as limitações, a força, a inteligência - devem estar
inteiramente confiadas a Cristo.
A confiança / fé em Cristo, não obstante as dificuldades, seguindo a vocação
comum – anunciar o Reino de Deus - é garantia de renovação, de transformação,
de alegria eterna para todos que aceitam o desafio de segui-lo.
sábado, 19 de novembro de 2011
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Exemplo Vocacional : A Venerável Mamãe Margarida
Maternidade
educativa e sacerdotal: a vocação de uma mãe viúva.
Pag. 18 e 19 do Boletim Salesiano
Tríduo Preparatório para Ordenação do Dc. Glauco Landim. Participe!
Participe
do Tríduo Preparatório para a Ordenação Presbiterial do Dc.
Glauco Landim(SDB) na paróquia Sagrada Família - São José dos Campos, que acontecerá em dezembro.
A ordenação será
presidida por Dom Hilário Moser. Veja abaixo a programação e participe de mais
esse momento especial da nossa igreja.
ORDENAÇÃO PRESBITERAL - Dc Glauco Landim
AQUI ESTOU. ENVIA-ME!" (Is 6, 8)
Tríduo Preparatório
07/12 - Quarta-feira - 19h30
Presidente: Pe. Paulo Manoel de Souza Profilo, SDB
Animação: Articulação da Juventude Salesiana
Presidente: Pe. Paulo Manoel de Souza Profilo, SDB
Animação: Articulação da Juventude Salesiana
08/12 - Quinta-feira - 19h30 Solenidade da Imaculada Conceição
Presidente: Pe. Sílvio César da Silva, SDB
Animação: Serviço de Animação Vocacional, Associação Mamãe Margarida e Salesianos Cooperadores
Presidente: Pe. Sílvio César da Silva, SDB
Animação: Serviço de Animação Vocacional, Associação Mamãe Margarida e Salesianos Cooperadores
09/12 - Sexta-feira - 19h30
Presidente: Pe. Luiz Alberto Conde (Diocese de São José dos Campos)
Animação: Pastorais da Paróquia Sagrada Família
Presidente: Pe. Luiz Alberto Conde (Diocese de São José dos Campos)
Animação: Pastorais da Paróquia Sagrada Família
10/12 - Sábado - 10h
ORDENAÇÃO PRESBITERAL PRESIDIDA POR DOM HILÁRIO MOSER, SDB
ORDENAÇÃO PRESBITERAL PRESIDIDA POR DOM HILÁRIO MOSER, SDB
FEST 2011, Momento de alegria na Inspetoria de São Paulo
No ultimo
dia 05 de novembro cerca de 3 mil jovens da Articulação da
Juventude Salesiana (AJS), ligados as obras dos salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora participaram
do 11º Festival da Juventude Salesiana (FEST), nas dependências do Colégio Sta
Terezinha em São Paulo.
Iniciando às 9h00 com a Santa Missa, o
inspetor salesiano P. Marco Biaggi, que presidiu a celebração convocou os
jovens a serem “santos de calça jeans”, repetindo a expressão do Bem-Aventurado
Papa João Paulo 2º.
Logo em seguida, aconteceram varias
apresentações de bandas, dança, teatro, realização de cinefórum, esporte
interativo, tenda vocacional, oficina de webtv e webrádio e oficina ecológica,
entre outras coisas.
Para finalizar este grade evento houve
um momento de oração conduzido pelos jovens e homenagens ao P. Marco Biaggi e
ao delegado de Pastoral Juvenil P. Antonio Ramos do Prado (P. Toninho), que
encerram neste ano seu mandato.
Padre Alexandre Luís de Oliveira,
novo delegado inspetorial de PJ, irá substituir o P. Toninho que segue para
Brasília para assessorar a Comissão Episcopal de Pastoral Juvenil da CNBB, de
modo especial na preparação da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro,
em 2013.
Estatísticas da Igreja Católica
Como tradicionalmente, por ocasião do Dia Mundial das Missões, neste ano
celebrado domingo, 23 de outubro, a Agência Fides apresenta algumas
estatísticas para apresentar um quadro panorâmico da Igreja missionária no
mundo.
As tabelas são extraídas do último "Anuário Estatístico da Igreja", publicado (atualizado em 31 de dezembro de 2009) e se referem a membros da Igreja, suas estruturas pastorais, atividades no campo da saúde, assistencial e educativo. É também indicada a variação, aumento (+) ou redução (-) em relação ao ano precedente, segundo o confronto efetuado pela Agência Fides.
População mundial
Em 31 de dezembro de 2009, a população mundial era de 6.777.599.000 pessoas, com um aumento de 79.246.000 unidades em relação ao ano precedente. O aumento global se constata em todos continentes: África (+19.983.000); América (+8.744.000); Ásia (+47.702.000); Oceania (+967.000); Europa (+1.850.000).
Católicos
Na mesma data, o número de católicos era de 1.180.665.000, com um aumento total de 14.951.000 em relação ao ano passado. Este incremento interessa todos os continentes: África (+6.530.000); América (+5.863.000); Ásia (+1.814.000); Europa (+597.000); Oceania (+147.000). A porcentagem dos católicos aumentou globalmente de 0,02%, confirmando-se em 17,42%. No detalhe dos continentes, registraram-se aumentos na África (+0,3); América (+0,04) e Ásia (+ 0,01), enquanto diminuições se verificaram, como no ano passado, na Europa (- 0,02) e Oceania (- 0,3).
Habitantes e católicos por sacerdote
O número de habitantes por sacerdote aumentou também este ano de 139 unidades, alcançando 13.154 unidades. Dividindo por continentes: aumentos na América (+70), Europa (+ 42) e Oceania (+181), e diminuições na África (-313) e Ásia (-628). O número de católicos por sacerdote aumentou no total em 27 unidades, alcançando 2.876. Registram-se aumentos em todos os continentes, enquanto a única diminuição foi na Ásia: África (+25); América (+32); Ásia (-30); Europa (+16); Oceania (+25).
Circunscrições eclesiásticas e estações missionárias
As circunscrições eclesiásticas são 11 a mais em relação ao ano precedente, chegando a 2.956. novas circunscrições foram criadas na África (+3), América (+2) e Ásia (+6). As estações missionárias com sacerdote residente são no total 1.850 (185 a mais em relação ao ano precedente) e aumentaram na África (+280) e América (+94), com diminuições na Ásia (-69), Europa (-110) e Oceania (-10). As estações missionárias sem sacerdote residente se tornaram 5.459 unidades, somando no total 130.948, com aumentos na África (+2.143), América (+2.131), Ásia (+937) e Oceania (+278), enquanto se reduzem na Europa (-30).
Bispos
O número total de Bispos no mundo aumentou de 63 unidades, chegando a 5.065. No total, aumentam seja os Bispos diocesanos como os religiosos. Os Bispos diocesanos são 3.828 (42 a mais em relação ao ano precedente), enquanto os Bispos religiosos são 1.237 (21 a mais). O aumento de Bispos diocesanos interessa todos os continentes: África (+2), América (+19), Ásia (+1), Europa (+17), Oceania (+3). Quanto aos Bispos religiosos, a única redução se registra na Oceania (-1), enquanto África (+10), América (+4), Ásia (+5) e Europa (+3) registraram aumento.
Sacerdotes
O número total de sacerdotes no mundo aumentou em 1.427 em relação ao ano precedente, chegando a 410.593. A maior diminuição foi mais uma vez na Europa (-1.674), enquanto o número aumenta na África foi (+1.155), na América (+413), na Ásia (+1.519) e na Oceania (+14). Os sacerdotes diocesanos no mundo aumentaram globalmente em 1.535, chegando a um total de 275.542, tendo aumentado na África (+888), América (+946), Ásia (+780) e Oceania (+26) e diminuído na Europa (-1.105). Os sacerdotes religiosos diminuíram de 108 unidades, e são no total 135.051. O aumento é marcado, como já há alguns anos, pela África (+267) e Ásia (+739), enquanto reduções se verificaram na América (-533), Europa (-569) e Oceania (-12).
Diáconos permanentes
Os diáconos permanentes no mundo aumentaram em 952 unidades, totalizando 38.155. O aumento mais consistente se confirma mais uma vez na América (+552) e na Europa (+326), seguidas por Oceania (+57) e Ásia (+23). A única diminuição foi na África (-6). Os diáconos permanentes diocesanos no mundo são 37.592, com um aumento total de 1.053 unidade. Aumentam em todos os continentes com exceção da África (-2), e mais precisamente: América (+623), Ásia (+15), Europa (+359) e Oceania (+58). Os diáconos permanentes religiosos são 563, isto é, 101 a menos em relação ao ano precedente, com um único aumento na Ásia (+8) e reduções na África (-4), América (-71), Europa (-33), Oceania (-1).
Religiosos e religiosas
Os religiosos não sacerdotes são 412 a menos, e somam globalmente 54.229. Registram-se aumentos apenas na África (+294), mas se reduzem na América (-195), Ásia (-60), Europa (-445) e Oceania (-6). Confirma-se a redução global do número de religiosas (-9.697) que são no total 729.371, assim divididas: aumentam novamente este ano na África (+1.249) e na Ásia (+1.399), e diminuem na América (-4.681), Europa (-7.468) e Oceania (-196).
Institutos seculares
Os membros dos Institutos seculares masculinos totalizam 737, tendo-se reduzido de 6 unidades. Em nível continental, aumentam na África (+5) e América (+3), permanece invariável na Oceania e se reduzem na Ásia (-1) e Europa (-13). Os membros de Institutos seculares femininos se reduziram este ano de 386 unidades, , totalizando 26.260 membros. Aumentam na África (+37), Ásia (+180) e Oceania (+1), e se reduzem na América (-30) e na Europa (-574).
Missionário leigos e Catequistas
O número de Missionários leigos no mundo é 320.226, com um aumento global de 3.390: na África (+736), Ásia (+3.774) e Europa (+428). Diminuições foram registradas na América (-1.531) e Oceania (-17). Os catequistas no mundo são globalmente 68.515 a mais, chegando a 3.151.077. o número aumentou na África (+19.538), América (+36.319), Ásia (+13.365) e Oceania (+287). A única redução se registrou na Europa (-994),
Seminaristas maiores
O número de seminaristas maiores, diocesanos e religiosos aumentou de novo este ano: globalmente os candidatos ao sacerdócio são 954 a mais, totalizando o número de 117.978. Como nos anos passados, o aumentos se verificam na África (+565), Ásia (+781) e Oceania (+15), e as reduções, novamente este ano, se verificaram na América (-60) e na Europa (-347). Os seminaristas maiores diocesanos são 71.219 (+43 em relação ao ano precedente) e os religiosos 46.759 (+911). Os seminaristas diocesanos aumentaram na África (+425) e na Ásia (+121), e se reduziram na América (-353), Oceania (-14) e Europa (-136). Os seminaristas religiosos aumentam na África (+140), América (+293), Ásia (+660) e Oceania (+29) e se reduzem na Europa (-211).
Seminaristas menores
O número total de seminaristas menores, diocesanos e religiosos, aumentou de 1.631 unidades, chegando ao número de 103.991. Aumentaram na África (+1.765), Ásia (+211) e Oceania (+53) e se reduziram América (-337) e Europa (-61). Os seminaristas menores diocesanos são 79.142 (+1155) e os religiosos 24.849 (+476). Já os seminaristas menores diminuíram na América (-264), Ásia (-97) e Europa (-18), mas aumentaram na África (+1.483) e na Oceania (+51). Os seminaristas religiosos estão diminuindo na América (-73) e na Europa (-43), e aumentando na África (+282), Ásia (+308) e Oceania (+2).
Institutos de instrução e educação
No campo da instrução e da educação, a Igreja administra no mundo 68.119 escolas maternais, frequentadas por 6.522.320 alunos; 92.971 escolas primárias onde estudam 30.973.114 alunos; 42.495 escolas superiores médias com 17.114.737 alunos. Além disso, acompanha 2.288.258 jovens de escolas superiores e 3.275.440 estudantes universitários. Seja o número de Institutos como o de alunos, de todos os níveis, está em aumento em relação ao ano precedente.
Institutos de saúde, de beneficência e de assistência
Os institutos de beneficência e assistência administrados no mundo pela Igreja incluem: 5.558 hospitais, com maior presença na América (1.721) e África (1.290); 17.763 postos de saúde, a maioria na América (5.495), África (5.280) e Ásia (3.634); 561 leprosários, distribuídos principalmente na Ásia (288) e África (174); 16.073 casas para idosos, doentes crônicos e pessoas com deficiências, em maioria na Europa (8.238) e na América (4.144); 9.956 orfanatos, um terço dos quais na Ásia (3.406); 12.387 jardins de infância; 13.736 consultórios matrimoniais distribuídos em maioria na Europa (5.948) e América (4.696); 36.933 centros de educação ou reeducação social e 12.050 instituições de outros tipos, grande parte na América (4.484), Europa (3.939) e Ásia (1.857).
Circunscrições eclesiásticas dependentes da Congregação para a Evangelização dos Povos
Em 1o de outubro de 2011, as circunscrições eclesiásticas dependentes da Congregação para a Evangelização dos Povos (Cep) eram 1103 no total. A maior parte delas se encontra na África (499) e na Ásia (473), seguidas por América (85) e Oceania (46).
Fonte(link): Portal Um - Continente Digital do Povo de Deus
Editora Cléofas
As tabelas são extraídas do último "Anuário Estatístico da Igreja", publicado (atualizado em 31 de dezembro de 2009) e se referem a membros da Igreja, suas estruturas pastorais, atividades no campo da saúde, assistencial e educativo. É também indicada a variação, aumento (+) ou redução (-) em relação ao ano precedente, segundo o confronto efetuado pela Agência Fides.
População mundial
Em 31 de dezembro de 2009, a população mundial era de 6.777.599.000 pessoas, com um aumento de 79.246.000 unidades em relação ao ano precedente. O aumento global se constata em todos continentes: África (+19.983.000); América (+8.744.000); Ásia (+47.702.000); Oceania (+967.000); Europa (+1.850.000).
Católicos
Na mesma data, o número de católicos era de 1.180.665.000, com um aumento total de 14.951.000 em relação ao ano passado. Este incremento interessa todos os continentes: África (+6.530.000); América (+5.863.000); Ásia (+1.814.000); Europa (+597.000); Oceania (+147.000). A porcentagem dos católicos aumentou globalmente de 0,02%, confirmando-se em 17,42%. No detalhe dos continentes, registraram-se aumentos na África (+0,3); América (+0,04) e Ásia (+ 0,01), enquanto diminuições se verificaram, como no ano passado, na Europa (- 0,02) e Oceania (- 0,3).
Habitantes e católicos por sacerdote
O número de habitantes por sacerdote aumentou também este ano de 139 unidades, alcançando 13.154 unidades. Dividindo por continentes: aumentos na América (+70), Europa (+ 42) e Oceania (+181), e diminuições na África (-313) e Ásia (-628). O número de católicos por sacerdote aumentou no total em 27 unidades, alcançando 2.876. Registram-se aumentos em todos os continentes, enquanto a única diminuição foi na Ásia: África (+25); América (+32); Ásia (-30); Europa (+16); Oceania (+25).
Circunscrições eclesiásticas e estações missionárias
As circunscrições eclesiásticas são 11 a mais em relação ao ano precedente, chegando a 2.956. novas circunscrições foram criadas na África (+3), América (+2) e Ásia (+6). As estações missionárias com sacerdote residente são no total 1.850 (185 a mais em relação ao ano precedente) e aumentaram na África (+280) e América (+94), com diminuições na Ásia (-69), Europa (-110) e Oceania (-10). As estações missionárias sem sacerdote residente se tornaram 5.459 unidades, somando no total 130.948, com aumentos na África (+2.143), América (+2.131), Ásia (+937) e Oceania (+278), enquanto se reduzem na Europa (-30).
Bispos
O número total de Bispos no mundo aumentou de 63 unidades, chegando a 5.065. No total, aumentam seja os Bispos diocesanos como os religiosos. Os Bispos diocesanos são 3.828 (42 a mais em relação ao ano precedente), enquanto os Bispos religiosos são 1.237 (21 a mais). O aumento de Bispos diocesanos interessa todos os continentes: África (+2), América (+19), Ásia (+1), Europa (+17), Oceania (+3). Quanto aos Bispos religiosos, a única redução se registra na Oceania (-1), enquanto África (+10), América (+4), Ásia (+5) e Europa (+3) registraram aumento.
Sacerdotes
O número total de sacerdotes no mundo aumentou em 1.427 em relação ao ano precedente, chegando a 410.593. A maior diminuição foi mais uma vez na Europa (-1.674), enquanto o número aumenta na África foi (+1.155), na América (+413), na Ásia (+1.519) e na Oceania (+14). Os sacerdotes diocesanos no mundo aumentaram globalmente em 1.535, chegando a um total de 275.542, tendo aumentado na África (+888), América (+946), Ásia (+780) e Oceania (+26) e diminuído na Europa (-1.105). Os sacerdotes religiosos diminuíram de 108 unidades, e são no total 135.051. O aumento é marcado, como já há alguns anos, pela África (+267) e Ásia (+739), enquanto reduções se verificaram na América (-533), Europa (-569) e Oceania (-12).
Diáconos permanentes
Os diáconos permanentes no mundo aumentaram em 952 unidades, totalizando 38.155. O aumento mais consistente se confirma mais uma vez na América (+552) e na Europa (+326), seguidas por Oceania (+57) e Ásia (+23). A única diminuição foi na África (-6). Os diáconos permanentes diocesanos no mundo são 37.592, com um aumento total de 1.053 unidade. Aumentam em todos os continentes com exceção da África (-2), e mais precisamente: América (+623), Ásia (+15), Europa (+359) e Oceania (+58). Os diáconos permanentes religiosos são 563, isto é, 101 a menos em relação ao ano precedente, com um único aumento na Ásia (+8) e reduções na África (-4), América (-71), Europa (-33), Oceania (-1).
Religiosos e religiosas
Os religiosos não sacerdotes são 412 a menos, e somam globalmente 54.229. Registram-se aumentos apenas na África (+294), mas se reduzem na América (-195), Ásia (-60), Europa (-445) e Oceania (-6). Confirma-se a redução global do número de religiosas (-9.697) que são no total 729.371, assim divididas: aumentam novamente este ano na África (+1.249) e na Ásia (+1.399), e diminuem na América (-4.681), Europa (-7.468) e Oceania (-196).
Institutos seculares
Os membros dos Institutos seculares masculinos totalizam 737, tendo-se reduzido de 6 unidades. Em nível continental, aumentam na África (+5) e América (+3), permanece invariável na Oceania e se reduzem na Ásia (-1) e Europa (-13). Os membros de Institutos seculares femininos se reduziram este ano de 386 unidades, , totalizando 26.260 membros. Aumentam na África (+37), Ásia (+180) e Oceania (+1), e se reduzem na América (-30) e na Europa (-574).
Missionário leigos e Catequistas
O número de Missionários leigos no mundo é 320.226, com um aumento global de 3.390: na África (+736), Ásia (+3.774) e Europa (+428). Diminuições foram registradas na América (-1.531) e Oceania (-17). Os catequistas no mundo são globalmente 68.515 a mais, chegando a 3.151.077. o número aumentou na África (+19.538), América (+36.319), Ásia (+13.365) e Oceania (+287). A única redução se registrou na Europa (-994),
Seminaristas maiores
O número de seminaristas maiores, diocesanos e religiosos aumentou de novo este ano: globalmente os candidatos ao sacerdócio são 954 a mais, totalizando o número de 117.978. Como nos anos passados, o aumentos se verificam na África (+565), Ásia (+781) e Oceania (+15), e as reduções, novamente este ano, se verificaram na América (-60) e na Europa (-347). Os seminaristas maiores diocesanos são 71.219 (+43 em relação ao ano precedente) e os religiosos 46.759 (+911). Os seminaristas diocesanos aumentaram na África (+425) e na Ásia (+121), e se reduziram na América (-353), Oceania (-14) e Europa (-136). Os seminaristas religiosos aumentam na África (+140), América (+293), Ásia (+660) e Oceania (+29) e se reduzem na Europa (-211).
Seminaristas menores
O número total de seminaristas menores, diocesanos e religiosos, aumentou de 1.631 unidades, chegando ao número de 103.991. Aumentaram na África (+1.765), Ásia (+211) e Oceania (+53) e se reduziram América (-337) e Europa (-61). Os seminaristas menores diocesanos são 79.142 (+1155) e os religiosos 24.849 (+476). Já os seminaristas menores diminuíram na América (-264), Ásia (-97) e Europa (-18), mas aumentaram na África (+1.483) e na Oceania (+51). Os seminaristas religiosos estão diminuindo na América (-73) e na Europa (-43), e aumentando na África (+282), Ásia (+308) e Oceania (+2).
Institutos de instrução e educação
No campo da instrução e da educação, a Igreja administra no mundo 68.119 escolas maternais, frequentadas por 6.522.320 alunos; 92.971 escolas primárias onde estudam 30.973.114 alunos; 42.495 escolas superiores médias com 17.114.737 alunos. Além disso, acompanha 2.288.258 jovens de escolas superiores e 3.275.440 estudantes universitários. Seja o número de Institutos como o de alunos, de todos os níveis, está em aumento em relação ao ano precedente.
Institutos de saúde, de beneficência e de assistência
Os institutos de beneficência e assistência administrados no mundo pela Igreja incluem: 5.558 hospitais, com maior presença na América (1.721) e África (1.290); 17.763 postos de saúde, a maioria na América (5.495), África (5.280) e Ásia (3.634); 561 leprosários, distribuídos principalmente na Ásia (288) e África (174); 16.073 casas para idosos, doentes crônicos e pessoas com deficiências, em maioria na Europa (8.238) e na América (4.144); 9.956 orfanatos, um terço dos quais na Ásia (3.406); 12.387 jardins de infância; 13.736 consultórios matrimoniais distribuídos em maioria na Europa (5.948) e América (4.696); 36.933 centros de educação ou reeducação social e 12.050 instituições de outros tipos, grande parte na América (4.484), Europa (3.939) e Ásia (1.857).
Circunscrições eclesiásticas dependentes da Congregação para a Evangelização dos Povos
Em 1o de outubro de 2011, as circunscrições eclesiásticas dependentes da Congregação para a Evangelização dos Povos (Cep) eram 1103 no total. A maior parte delas se encontra na África (499) e na Ásia (473), seguidas por América (85) e Oceania (46).
Fonte(link): Portal Um - Continente Digital do Povo de Deus
Editora Cléofas
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Na 3ª Romaria da Juventude. Santuário de Aparecida acolhe os símbolos da JMJ
Os símbolos da
Jornada Mundial da Juventude (JMJ) a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, já
peregrinaram pelo Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) e visitam atualmente
todas as dioceses do Regional Leste 2 (Minas Gerai e Espírito Santo). Nos dias
14 e 15, porém, etes simbolos deverão retornar ao estado de São Paulo para fazer uma visita
especial ao Santuário Nacional de Aparecida.
É que nesses
dias acontecerá a 3ª Romaria Nacional da Juventude que acolherá centenas de
jovens de todas as partes do Brasil. Para a ocasião, diversas atividades para a
juventude foram programadas, como uma vigília de oração na noite do dia 14 de
novembro.
As atividades
começam às 19h com uma concentração na Praça da Catedral em Guaratinguetá (SP)
e caminhada em procissão com a Cruz e Ícone de Nossa Senhora até o Santuário
Nacional.
A vigília com
a juventude acontece das 23h até as 5h. Ainda no feriado da Proclamação da
República, a juventude participa de uma palestra e show com padre Fábio de Melo
e de uma celebração especial, presidida pelo cardeal arcebispo de Aparecida e
presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis.
fonte: CNBB
Assinar:
Postagens (Atom)