Porque da Associação Salesiana Mamãe Margarida?
Objetivando a aproximação e tendo no coração uma proposta Pe André Torres, propôs a um grupo de pais de vocacionados e já salesianos a formação da Associação Mamãe Margarida, a qual nasce para congregar os pais na aproximação da Congregação Salesiana, fazendo de cada um, uma Mamãe Margarida, para os jovens.
Como Mamãe Margarida que vivia a preocupação de uma mãe com seu filho na
Educação e dos afazeres do lar, olhando para as necessidades de cada um seja na tarefa de fazer uma horta para ajudar na economia e na alimentação do lar do Oratório de Valdocco, no despojamento cotidiano, confiante da providência Divina, e como no trabalho de recuperação das roupas dos meninos, na oração para que seu filho Dom Bosco concretizasse o sonho da infância, olhando para cruz nos momentos de aflição, quando o desejo era parar e principalmente tornando-se mãe de tantos meninos, padres e Bispos.
Assim a Associação Mamãe margarida quer espelhar-se nesta mestra e educadora do lar do Oratório de Valdocco, valendo-se do chamado que Dom Bosco fez a sua mãe, “Minha mãe é uma santa (é um santo que o diz), posso fazer-lhe a proposta. (Dom Bosco após conversar com Pe. Cinzano, que deu a idéia para que Dom Bosco a chamasse para morar no oratório).
Ao responder este chamado os pais assumem a postura de Mamãe Margarida para seus filhos que estão no seminário ou tem o desejo de ingressar, ou até mesmo aqueles já são salesianos, chamados por Dom Bosco para serem novos protagonistas, de muitos que desejam chegar a vida da santidade no seguimento de Jesus através da Congregação Salesiana, seja na concretização da vida religiosa como sacerdote, como leigo, mas fazendo que estes jovens sejam felizes na vida que Deus deu a cada um.